Nos dias 10 e 11 de junho, a Jeduca realizou a sua Assembleia Geral Ordinária anual no formato online, na qual os associados votaram a composição da diretoria para o período de junho de 2024 a junho de 2026.
A chapa eleita traz a recondução de Renata Cafardo e Mariana Tokarnia na presidência e vice-presidência, respectivamente, da associação, dos jornalistas Cíntia Gomes, José Brito e Tatiana Klix como diretores e os novos membros Luiz Fernando Toledo e Thais Borges.
Thais e Luiz Fernando, que faziam parte do comitê da Jeduca nos últimos anos, chegam para reforçar a diretoria após a saída de Fábio Takahashi e Paulo Saldãna, fundadores e diretores desde a criação da Jeduca em 2016.
Takahashi e Saldaña se juntam a Antônio Gois no Conselho Curador, instância aprovada em 2022 com a função de assessorar e orientar os demais órgãos da Jeduca. O órgão é composto por associados fundadores, ex-presidentes e por outros associados e profissionais que são indicados pelos próprios conselheiros.
Para Renata Cafardo, a eleição de novos diretores e a ida de integrantes experientes para o Conselho Curador são mudanças que contribuem para aperfeiçoar a gestão da associação, que completa 8 anos este mês desde a sua criação, para os próximos anos.
Renata destaca a importância da vinda de Thais Borges, repórter do Jornal Correio, na Bahia, para a diversidade regional da diretoria, além de sua experiência com jornalismo local e suas especificidades.
Por sua vez, Luiz Fernando Toledo, que é jornalista especializado em transparência pública e análise de dados, chega ao grupo da diretoria com ampla bagagem com temas importantes como uso de dados, LAI (Lei de Acesso à Informação) e inteligência artificial.
“O objetivo dos próximos anos é continuar com as possibilidades de formação, aumentando cada vez mais as discussões sobre o jornalismo de educação e o colocando em evidência, na grande imprensa e também na mídia independente”, disse Renata.
“Quanto mais a gente discute educação com qualidade na imprensa, mais se contribui também para a qualidade da educação pública do país”, comenta Renata, que lembra ainda a preparação do 8º Congresso Internacional de Jornalismo da Jeduca.
O congresso, que será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, abordará questões que se relacionam atualmente com a educação, como a crise climática, e ainda inteligência artificial e eleições municipais. Em breve, a Jeduca divulgará mais detalhes da programação desta edição.
Com Thais e Luiz Fernando na diretoria, o comitê deve passar também por atualizações nos próximos meses. O comitê é uma instância formada por especialistas com experiência em suas áreas de atuação que ajudam a balizar as ações da Jeduca.
Mariana Tokarnia destaca a diversidade de perfis que compõem o comitê e a importância de renovar o grupo. “Temos o privilégio enorme de contar com o apoio dessas pessoas. Agora também passaremos por uma atualização dessa instância, alguns que estavam desde o começo têm outros caminhos e novas foram se aproximando nos últimos anos”, comenta.
Para ela, a assembleia é o momento em que os associados votam e tomam conhecimento do que a associação fez ao longo do ano. “É legal que os associados vejam esse espaço como deles, todo mundo pode dar uma sugestão e opinar sobre o jornalismo de educação e as ações da Jeduca. Todo mundo tem esse papel e importância, ver a Jeduca como um grupo nosso que é feito por cada pessoa”, diz Mariana sobre a participação dos associados.
Relatório de atividades 2023
Na assembleia, os associados também votaram a prestação de contas e o relatório de atividades do ano de 2023. Ambos podem ser conferidos aqui.
Entre os destaques de 2023, está o apoio da Jeduca à cobertura sobre violência nas escolas. Outras realizações da associação incluem o 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação e o 5º Edital de Jornalismo de Educação, feito em parceria com a Fundação Itaú.
No âmbito de formação, a Jeduca realizou a 3ª edição do curso Jornalismo de Educação: Bases para a Cobertura, promoveu webinários e produziu 65 novos conteúdos para o site.
Por fim, outro ponto votado pelos associados foi a deliberação sobre alteração de endereço da associação em Estatuto.
Confira a minibio da diretoria da Jeduca para o período de junho de 2024 a junho de 2026:
Presidente - Renata Cafardo é uma das fundadoras da Jeduca e é repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É colunista de educação do Estadão, da rádio Eldorado e autora do livro O Roubo do Enem.
Vice-presidente - Mariana Tokarnia é uma das fundadoras da Jeduca e é repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde cobre educação desde 2013. É mestra em mídias criativas, pela UFRJ.
Diretora - Cintia Gomes é jornalista, co-fundadora, editora e correspondente do Jardim Ângela na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Também co-fundadora do coletivo 'Nós, mulheres da periferia'.
Diretor - José Brito é publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. Foi diretor do Canal Futura e gestor de campanhas de impacto social para uso de tecnologias na aprendizagem e gerente de Comunicação e Distribuição da Fundação Roberto Marinho. É Conselheiro da Agência Lupa.
Diretor - Luiz Fernando Toledo é jornalista especializado em transparência pública e análise de dados. É professor da pós-graduação em jornalismo de dados do Insper e fundador da consultoria DataFixers.org.
Diretora - Tatiana Klix é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. É diretora do Porvir (porvir.org), cofundadora do Quero na Escola e colaboradora do Canal Futura.
Diretora - Thais Borges é jornalista e mestra em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. É repórter do Jornal Correio (BA), professora e estudante de Letras. Já venceu o Prêmio Petrobras e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog.