Quem são os alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos)? Como foram suas trajetórias de vida e na escola? Por que, apesar de inúmeras dificuldades, voltaram a estudar? O que esperam do futuro? Essas são algumas perguntas que o documentário “Fora de Série”, de Paulo Carrano, pretende responder.
O filme é o resultado de uma pesquisa sobre a educação de jovens e adultos realizada pelo Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF), iniciada em 2013. O estudo adotou técnicas quantitativas e qualitativas e contou com a participação de mil estudantes de 14 escolas públicas do Rio de Janeiro na primeira fase. ”O objetivo foi compreender a trajetória escolar que gera a repetência”, diz Carrano, que é professor da UFF e coordenador do Observatório.
Do total de entrevistados, foram selecionados 500 jovens, o público-alvo da pesquisa. Desse universo, quase 300 concordaram em participar da fase de entrevistas. A partir daí, os pesquisadores definiram critérios (gênero, idade e local de moradia) para montar uma amostra e selecionar os jovens que narram suas histórias no documentário.
“O filme mostra os tipos de impasse que os jovens enfrentam no seu processo de formação escolar. Suas histórias mostram os suportes e apoios que encontraram dentro e fora da escola para concluir o ensino médio”, conta o diretor do filme. “Elas revelam que os desafios são diferentes e vinculam-se às trajetórias de vida de cada um.”
Assim, no filme, são contadas as histórias de 13 jovens de 8 escolas. “Escolhemos aquelas que eram mais significativas e acompanhamos esses jovens durante um ano.” São pessoas como Tamires da Silva, que abandonou o ensino fundamental por causa das agressões e sofria por ser negra, e de José Gerardo, que insistiu nos estudos apesar de ter ouvido, durante boa parte de sua vida, que não era "capaz de aprender”.
Para Carrano, o “recado” do documentário remete ao direito à educação ao longo da vida. “São jovens que querem se escolarizar, mas existem fatores externos e internos que interferem nessa trajetória”, analisa. Nesse sentido, a educação de jovens e adultos é vista, por esses estudantes, como uma condição para eles se tornarem sujeitos.
O filme está sendo apresentado em exibições públicas organizadas pelo Observatório do Jovem. Os jornalistas que quiserem assistir ao documentário devem enviar a solicitação para o e-mail filmeforadeserie.contato@gmail.com