Os impactos da pandemia de Covid-19 continuaram sendo um tema de destaque na cobertura de educação em janeiro, abordado em matérias sobre volta às aulas, evasão e Enem. Confira a seguir a seleção de matérias marcadas com a #conteprajeduca nas redes sociais.
Evasão na pandemia
A evasão escolar durante a pandemia, mapeada por estudos realizados pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Datafolha, foi tema, respectivamente de reportagens de Marcel Hartman no Zero Hora e de Paulo Saldaña, na Folha de São Paulo. O primeiro estudo mostrou que 5,5 milhões de brasileiros deixaram de estudar na pandemia. O segundo aponta que são 4 milhões, ou 8,4% dos estudantes de 6 a 34 anos.
Volta às aulas 2021
O início do ano letivo, em meio à pandemia de Covid-19, teve destaque na cobertura de educação em janeiro.
O Estadão publicou entrevista do secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, à jornalista Renata Cafardo, na qual aborda a reabertura das escolas para aulas presenciais.
O repórter Raphael Preto publicou a reportagem "Volta às aulas: impactos pedagógicos, sanitários e fiscais, além de muita discussão" no site Papo de Mãe sobre os impactos da pandemia sobre o orçamento dos municípios, realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal..
No Valor Econômico, especialistas comentaram sobre a necessidade das escolas abandonarem o “antigo normal”.
As decisões dos órgãos oficiais sobre a retomada das aulas presenciais foram tema de reportagens no jornal cearense O Povo. Uma delas, assinada Ítalo Cosme, abordou o posicionamento das entidades educacionais sobre as aulas presenciais. Em outra reportagem, o tema é a indefinição quanto aos recursos para adaptar as escolas contra a Covid-19. A falta de previsão de entrega de tablets e chips aos estudantes de Fortaleza e a possibilidade de optar pelo ensino remoto também foram temas de matérias.
Enem
No jornal O Povo, Ítalo Cosme assinou a reportagem “Como estão funcionando as escolas públicas que voltaram às aulas presenciais para o Enem”.
No G1, Élida Soares relatou que o presidente o Inep, Alexandre Lopes, descartou adiar o Enem, por causa do aumento do número de casos de Covid-19 no início de janeiro.
A Folha de S. Paulo publicou matéria de Isabela Palhares e Paulo Saldaña sobre a decisão da Justiça que rejeitou o pedido de adiamento do Enem.
A repórter Mariana Tokarnia assinou a matéria na Agência Brasil, relatando a frustração e os receios de estudantes e professores do Amazonas, após a suspensão do Enem no estado decorrente da intensificação infecção por Covid-19.
Os motivos que levaram os candidatos a faltar no Enem impresso, levando à abstenção recorde de 55,3%, foram tema de reportagem do Estadão assinada por Ilana Cardial e Júlia Marques
Outros temas
O site Desafios da Educação publicou matéria de Leonardo Pujol sobre a decisão da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) rejeitar as propostas de mestrado EAD recebida pelo órgão.
“Em alta, escolas bilíngues devem ganhar novas regras de atuação” é o título de matéria assinada por Marina Lopes no Porvir.
O Educa PodCast, coordenado por Ricardo Berlitz, lançou, em janeiro, dois episódios, um sobre educação e meio ambiente e outro sobre educação, família e arte.