Os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) Licenciaturas e da PND (Prova Nacional Docente) 2025 foram divulgados nesta quarta-feira (20/5) pelo MEC (Ministério da Educação). Os dados divulgados permitem fazer um diagnóstico da qualidade da formação inicial dos professores no país, pois trazem informações sobre os cursos e sobre o desempenho individual dos concluintes das licenciaturas e professores que se inscreveram na PND.
O Enade é uma avaliação da qualidade dos cursos de graduação, entre eles as licenciaturas. A PND é uma avaliação das competências adquiridas pelos docentes. As duas avaliações estão relacionadas entre si, já que a PND corresponde à prova teórica do Enade, que também avalia a prática (leia mais abaixo).
Este material compila alguns resultados gerais e traz dicas e orientações de como navegar nos dados, de modo a extrair informações que podem render boas pautas sobre a qualidade da formação inicial docente no país.
A Prova Nacional Docente (PND) foi realizada pela primeira vez em 2025 e integra o programa Mais Professores para o Brasil.
Foram avaliadas 17 licenciaturas (Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Inglês, Matemática, Música, Química e Pedagogia).
Segundo o MEC, 760 mil pessoas fizeram a PND, das quais 200 mil eram concluintes das licenciaturas. A participação é voluntária.
A prova da PND é a mesma utilizada na parte teórica do Enade das Licenciaturas. Os participantes — concluintes das licenciaturas e professores formados — recebem notas individuais que variam de 0 a 100 pontos. As notas são classificadas em dois padrões de desempenho, conforme explicam matérias do jornal O Globo e do MEC.
Segundo o MEC, 65% dos participantes da Prova Nacional Docente foram considerados proficientes — ou seja, fizeram pelo menos 50 pontos. As Ciências Humanas são a área com maior porcentagem de professores proficientes (80%). A menor porcentagem é em matemática (45,9%). Os resultados para as demais áreas podem ser consultados na apresentação divulgada pelo MEC.
A PND foi criada com o objetivo de qualificar os concursos e processos seletivos das redes estaduais e municipais, além de estimular a realização de concursos públicos e a contratação de docentes efetivos.
Em nota técnica lançada em abril deste ano, o Movimento Profissão Docente apontou que, até aquele momento, 16,9 mil professores haviam sido selecionados ou estavam em processo de seleção com o uso da PND. Desse total, 16,4 mil eram contratações temporárias e 486 contratações efetivas por meio de concurso público.
O Enade das Licenciaturas avalia, por meio de uma prova aplicada aos concluintes, a qualidade dos cursos. Em 2024, o Enade das Licenciaturas foi reformulado pelo MEC e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e passou a ser anual (antes era a cada três anos), com o objetivo de monitorar mais de perto a qualidade da formação inicial de professores.
Com a reformulação, o Enade das Licenciaturas foi estruturado em dois processos avaliativos: a Avaliação Teórica (AT) e a Avaliação da Prática (AP).
O conceito Enade é calculado com base no desempenho dos concluintes de cursos de licenciatura. O indicador considera o total de estudantes que fizeram a prova e quantos obtiveram resultado proficiente, ou seja, tiveram uma pontuação acima de 50 na prova.
Do total de concluintes das licenciaturas, 40% são de cursos presenciais e 60% de cursos a distância. Entre os concluintes de cursos presenciais, 73,9% foram considerados proficientes, contra 46,9% nos cursos EAD.
A seguir, alguns dos principais resultados sobre as licenciaturas de matemática e língua portuguesa. Resultados sobre as outras áreas podem ser consultados nessa apresentação e nessa planilha.
Licenciatura em Matemática
Na licenciatura em matemática, 45,9% dos participantes foram avaliados como proficientes.
A maioria das licenciaturas em matemática é presencial (354 ou 73% do total).
Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em Letras - Português
O g1 e o Correio Braziliense chamaram a atenção para o desempenho dos professores na PND: 492 mil professores (65% do total que fez a PND) são proficientes, ou seja, estão aptos a dar aula, segundo os critérios do MEC.
Já a Folha de S.Paulo e o O Estado de S.Paulo noticiaram que mais de um terço (35%) dos docentes não têm formação suficiente para atuar em sala de aula, especialmente em matemática - área em que mais da metade dos docentes que fizeram a PND não atingiram o nível básico.
Com relação aos resultados dos cursos — o Enade das Licenciaturas —, a Carta Capital e a Folha informam que o desempenho dos cursos a distância tende a ser inferior ao dos cursos presenciais. O g1 destacou que 52% dos cursos de formação de professores EAD (682) têm conceito 1 ou 2. A Folha enfatizou que mais da metade dos professores brasileiros é formada em cursos a distância.