Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
#conteprajeduca

Enem, crise na Capes e no Inep concentram a cobertura de educação

Ensino superior e financiamento também foram temas de pautas nos meses de novembro e dezembro

21/12/2021
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

Em novembro e dezembro, a cobertura de educação concentrou-se no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nas crises na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Npiel Superior) e no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

 

Confira nos destaques do #conteprajeduca, seção produzida com base em reportagens publicadas nas redes sociais e marcadas com a hashtag.


Enem

No Estadão, Renata Cafardo noticiou que, segundo uma pesquisa, o Enem bate recorde de impopularidade em redes sociais. O jornal também publicou matéria de João Ker e Júlia Marques sobre jovens que desistiram de fazer o Enem 2021.

 

Os jornalistas Paulo Saldaña, Daniel Mariani, Diana Yukari e Fábio Takahashi publicaram matéria na Folha sobre questões a existência de questões diferentes no Enem tradicional e na versão em Libras do exame.

 

Saldaña também é o autor de reportagem que mostra que, desde fevereiro, o governo foi alertado sobre escassez de questões para o Enem. Ainda sobre as questões do Enem, o repórter da Folha é o autor de matéria, baseada em análise estatística, que aponta que 2% das questões do Enem são inadequadas e de reportagem que mostra que as questões criticadas pelo presidente Bolsonaro são eficazes para avaliar os candidatos do Enem.

 

E o telejornal SP2, da TV Globo, noticiou sobre a mudança do local de armazenamento das provas do Enem em reportagem assinada por Ana Carolina Moreno, Bruna Vieira e Fabiana Aiolfe.

 

A jornalista Ana Paula Bimbati publicou reportagem no UOL sobre como as desigualdades afetaram o Enem 2021 e sobre as estratégias dos jovens para superar as barreiras e fazer o exame.


Na Agência Mural, o jornalisa Guilheme Zacarias publicou a reportaegm "Sem condições de pagar os boletos, jovens da periferia desistem da faculdade".

 
Crise na Capes e no Inep

O jornalista Manoel Ventura, no jornal O Globo, falou sobre a crise na Capes na reportagem "Debandada cresce: pesquisadores de engenharia fazem renúncia coletiva e número de cientistas fora da Capes passa de 100". E o El Pais publicou matéria de Elida Oliveira sobre a demissão coletiva na Capes.

 

O Jornal da Globo, da TV Globo, veiculou reportagem de Ana Carolina Moreno, Marina Mota e Renato Biazzi sobre o atraso da divulgação dos microdados do Enem 2020.

 

Os prejuízos gerados pela crise no Inep sobre o Enem e repasses da educação foram temas de matéria assinada por Ana Paula Bimbati no UOL. No jornal O Estado de S.Paulo, Renata Cafardo mostrou como a crise no Inep pode afetar até a distribuição de merenda.

 

No site Papo de Mãe, Raphael Preto Pereira noticiou os impactos da crise no Inep sobre o Enem.

 

A Folha publicou matéria de Isabela Palhares e Paulo Saldaña que mostra que metade dos demissionários do Inep foram nomeados aos cargos de chefia no governo Bolsonaro.

 

Financiamento

Adriana Ferraz e Renata Cafardo publicaram no Estadão a reportagem “Prefeitos deixam de investir R$15 bi em educação e tentam evitar punição”. No jornal O Tempo, de Belo Horizonte (MG), Manuel Marçal publicou reportagem sobre municípios mineiros que não cumpriram o investimento mínimo obrigatório em educação.

Paulo Saldaña é o autor da matéria “Regra do Fundeb vira entrave de R$ 125 bi para governos que venderam folha salarial”, publicada na Folha.

 

Ensino superior e inclusão

No UOL, Ana Paula Bimbati publicou matéria sobre a inclusão dos institutos federais do Piauí e Pernambuco em projeto de divisão das instituições.

 

Amanda Ferreira, Ana Carolina Moreno, e Gabriela Dias veicularam no jornal SP1 da TV Globo a matéria “Fuvest 2022 tem a menor proporção de inscritos pretos, pardos ou indígenas em nove anos”.

Com base dados, Júlia Marques e Mariana Hallal  publicaram no Estado de S.Paulo matéria que mostra que “Universidades incluem mais alunos negos, mas só 3% têm equidade entre professores”.

 

Também no Estadão, Renata Cafardo publicou reportagem sobre ações de redução das barreiras às mulheres nas universidades.

 

Outros temas

Isabela Palheres publicou reportagem na Folha de S.Paulo infomrando que sete estados ainda não definiram se retomam as aulas presenciais para todos em 2022.

 

A jornalista Thais Carrança, da BBC News, publicou reportagem com denúncias de professores sobre alunos que estão passando fome e até desmaiando em sala de aula.

 

A repórter Renata Cafardo publicou matéria sobre o uso de mensagens de SMS como estratégia para evitar a evasão escolar.

 

´Cátia Guimarães, em reportagem para a EPSJV/Fiocruz, mostra que mesmo com mais de um terço da população sem escolarização completa, o país não tem política de educação de jovens e adultos, que as turmas têm fechado e o número de matrículas caído.

 

No jornal O Povo, Levi Aguiar publicou a matéria “Estudantes são proibidos por facções de frequentar escola em Messejana”.


A matéria “Guerra cultural incendeia escolas dos EUA”, de Antonia Laborde, foi publicada no El País.

 

O podcast do Instituto Claro enfocou a uso da breakdance em aulas de educação física. E o podcast Diário de Classe, de Renata Oliveira, aborda motivos que levam à evasão escolar. O episódio #1 enfoca a gravidez na adolescência.

 

No portal SouPVH, de Porto Velho (RO), Etienne Gonçalves publicou matéria sobre concessão de bonificação aos profissionais de apoio da educação.

 

#manuelventura #paulosaldañajuliamarque #manuelmarçal #joãoker #leviaguiar #guilhermezacarias #gabrieladias #financiamentodaeducação #fábiotakahashi #fabianaaiolfe #etiennegonçalves #ensinosuperior #enem #elidaoliveira #dianayukari #desiguldade #danielmariani #crisenoinep #crisenacapes #cátiaguimarães #brunavieira #anapaulabimbati #anacarolinamoreno #amandaferreira #adrianaferraz #adrianacarrança # #raphaelpretopereira #renatacafardo #renataoliveira

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO