A reabertura das escolas e o ensino remoto foram temas de destaque da cobertura de educação em agosto de 2020, nas marcações com a #conteprajeduca.
Reabertura das escolas
No Estadão, Renata Cafardo publicou reportagem sobre a retomada, enfocando a visão da ciência e a insegurança dos pais e sobre como foi a volta às aulas presenciais no exterior, volta às aulas conta com a confiança na decisão do governo
As jornalistas Elida Oliveira e Luiza Tenente são as autoras de uma reportagem sobre as possíveis perdas de receita e aumento da evasão no pós-pandemia, publicada no G1.
As incertezas das famílias e as disputas judiciais em torno da volta às aulas são tema de matéria assinada por Alex Tajra e Ana Carla Bermúdez no UOL. O site também publicou reportagem de Raphael Preto Pereira, na qual ele informa que os professores que pertencem a grupos de risco para Covid-19 não deverão retomar as aulas presenciais.
Segundo especialistas, a volta às aulas presenciais exige mais do que oferta aulas remotas para quem preferir permanecer no isolamento social, noticia Hugo Passarelli, no Valor Econômico.
Em matéria publicada no jornal O Povo (CE), Flavia Oliveira publicou matéria em que os pais reivindicam o direito de decidir se os filhos devem ou não retornar às escolas. No mesmo jornal, Marcela Tosi publicou a reportagem “Cada sala de aula do ensino fundamental pode expor 336 pessoas por dia ao coronavírus”.
A preparação para a volta às aulas presenciais também foi tema de reportagens de Mariana Tokarnia na Agência Brasil e no blog de Etienne Gonçalves, de Porto Velho (RO).
Ensino remoto
A repórter Paula Ferreira publicou matéria sobre o relatório da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que aponta que o MEC não tomou medidas para garantir inclusão de minorias no ensino remoto no jornal O Globo. Ela também é a autora, em conjunto com Natália Portinari, da matéria “Pelo menos 5,7 milhões de estudantes ainda precisam pagar internet para ter aula na rede pública durante a pandemia”.
Com as escolas fechadas, alguns pais têm contratado professores para ir em casa, conta Renata Cafardo em reportagem do Estadão. No Valor, Hugo Passarelli abordou os desafios enfrentados pelos pais para alfabetizar os filhos durante a pandemia.
A preparação para o Enem, em meio à pandemia, foi tema de matéria de Thatiany Nascimento, no Diário do Nordeste (CE). Os novos formatos de avaliação no ensino remoto foram tema de matéria de ítalo Cosme, no jornal O Povo. Ele também é autor de reportagem sobre a saúde mental dos professores durante a pandemia.
O reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Marcelo Knobel, analisou, em entrevista ao site da Bett Educar, como a universidade pública está lidando com o ensino remoto.
No Zero Hora, Guilherme Justino publicou matéria sobre a retomada das aulas remotas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele também é autor de matéria sobre um programa de recuperação de equipamentos, destinados a estudantes carentes da UFRGS.
Financiamento do ensino superior
Em matéria no G1, Élida Oliveira e Luiza Tenente publicaram matéria sobre o impacto dos cortes orçamentários no MEC previstos para 2021 sobre as universidades federais,
Alfabetização
O jornalista Ítalo Cosme também revelou, em reportagem para O Povo, que todos os municípios ceareneses alcançaram a meta de alfabetização para o 2.º ano do ensino fundamental e que 9 a cada 10 alunos do estado leem e escrevem ao final deste ano.
Ensino profissional
O site da Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicou um dossiê sobre a educação profissional no Brasil.
Juventude
A adolescência e a juventude são tema do primeiro episódio do podcast Projete-se – Projetos de Vida na Escola, do Instituto iungo e Porvir, sobre desenvolvimento integral do jovem e o trabalho com projeto de vida nas escolas.