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Agência Brasil

Formação de professores é tema de webnário

Bernadete Gatti (FCC) e Carlos Vargas (Orealc/Unesco) debatem sobre os condições da formação docente no Brasil e na América Latina e Caribe

04/06/2019
Redação Jeduca

A Jeduca vai realizar, na próxima quinta-feira (6/6), às 15h, o webnário “Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios”, baseado na pesquisa de mesmo nome, realizada pela FCC (Fundação Carlos Chagas) e Unesco Brasil (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), no âmbito da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente. A transmissão será pelo canal da Jeduca no Youtube.

 

Participam do webnário Bernadete Gatti, pesquisadora aposentada da FCC e coordenadora da pesquisa, e Carlos Vargas, chefe da Unidade de Desenvolvimento Docente e responsável pelas áreas de Pesquisa, Educação Superior e Interculturalidade da Orealc (Escritório Regional da Unesco de Educação para a América Latina e o Caribe) em Santiago, Chile.

 

Vargas traçará um painel sobre os níveis de qualificação dos professores da América Latina e Caribe, a diversidade dos programas de formação na região e a importância da formação inicial dos docentes para o cumprimento do ODS 4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que prevê uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos e ao longo da vida.

 

Além de Bernadete Gatti, a pesquisa é assinada por Elba Siqueira de Sá Barreto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patricia Cristina Albieri de Almeida.

 

A qualidade da formação docente é apontada por especialistas como um fator-chave para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Paralelamente, as metas 15 e 16 do PNE (Plano Nacional de Educação), que completa cinco anos neste mês, abordam o tema. A primeira trata da formação específica e da implementação de uma política nacional de formação. A segunda enfoca a formação em nível de pós-graduação de 50% dos professores da educação básica até 2024.

 

A pesquisa da FCC/Unesco analisa o cenário da formação docente no país entre 2001 e 2016. No que diz respeito às matrículas, aponta a intensificação da concentração das matrículas no setor privado. Nas Licenciaturas, as particulares respondiam por 55% das matrículas em 2001 e por 62% em 2016. Nos cursos de Pedagogia, no mesmo período, a concentração de matrículas nessas instituições passou de 67,6% para 81,4% no mesmo período.

 

Assim como as matrículas, o setor privado é responsável pela grande maioria das vagas - 1,9 milhão ou 89,4% do total –, mas, em contrapartida, enfrenta altas taxas de ociosidade: a pesquisa mostra que somente 25% das vagas neste segmento são ocupadas. No setor público, a ociosidade é menor e há mais concorrência pelos cursos de formação docente, mas ainda assim apenas 39% das vagas ofertadas são ocupadas.

 

O estudo também aborda o financiamento do ensino superior, o perfil dos estudantes de licenciatura e dos formadores dos professores da educação básica.

 

A pesquisa “Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios” é a terceira de uma série que compõe um amplo painel sobre a docência nas dimensões da formação, trabalho e profissionalização. Os dois volumes anteriores foram lançados em 2009 e em 2011.

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