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Marcelo Camargo/Agência Brasil
Webinários

Implementação do novo ensino médio é tema de webinário

Evento com participação de Getúlio Marques Fonseca (Consed e SEEC-RN), Mônica Ribeiro (UFPR e Observatório do Ensino Médio) e Rita Jobim (Instituto Unibanco)

31/08/2021
Redação Jeduca

(Atualizado em 3/9/2021)

 

Os desafios da implementação do novo ensino médio são o tema do próximo webinário da Jeduca, que será realizado no dia 2 de setembro (quinta-feira), às 15h.

 

Em 2022, o novo ensino médio chegará às escolas de todo o país, com uma organização curricular baseada em áreas do conhecimento e com carga horária maior, alterando o atual arranjo em disciplinas.

 

Para abordar os desafios da implementação do novo formato, participam do webinário Getúlio Marques Fonseca, vice-presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação) e titular a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte; Mônica Ribeiro da Silva, professora titular na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e coordenadora do Observatório do Ensino Médio; e Rita Jobim, coordenadora de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco. A mediação será feita pela editora pública da Jeduca, Marta Avancini.

 

O novo ensino médio foi instituído pela Lei 13.415/2017, com a conversão da Medida Provisória 746/2016, publicada pelo presidente da República na época, Michel Temer, que criava a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, mais conhecida como Reforma do Ensino Médio. Na época, a medida desencadeou um movimento de ocupação de escolas por estudantes secundaristas contra a reforma.

Paralelamente, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estava sendo formata. A parte relativa ao ensino médio, foi aprovada em 2018, já num formato adequado ao desenho do novo ensino médio definido na lei.

 

Entre as principais mudanças estão a ampliação da carga horária, o alinhamento com a BNCC e a divisão do currículo em duas partes – obrigatória e flexível, esta composta por cinco itinerários de aprendizagem, vinculados a quatro áreas do conhecimento (Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e à educação profissionalizante.

 

O objetivo é tornar o ensino médio mais atrativo e significativo para os adolescentes, possibilitando a eles escolher uma área do conhecimento para se aprofundar.

 

No webinário, o debate se centra no processo de implementação desse novo formato, em meio à pandemia de Covid-19 e num cenário de cortes orçamentários, enfocando temas-chave para a cobertura do tema.

 

Desde 2019, os estados implementaram o novo ensino médio em escolas-piloto com recursos do MEC (Ministério da Educação), num processo marcado por descontinuidades – o que também será tema de discussão no webinário.  

 

Este também foi o período de definição e aprovação dos novos currículos. Atualmente, 15 estados já tiveram os currículos aprovados pelos conselhos estaduais  e 6 estão na fase de redação. Nas demais unidades da federação, os referenciais curriculares estão em tramitação nos conselhos. Este é outro ponto de atenção para os jornalistas que estão na cobertura.

 

Finalmente, um tema que também merece atenção é a oferta dos itinerários formativos de modo a garantir a estrutura para que os estudantes tenham possibilidades de escolha.

 

Assista ao webinário na íntegra:

 

 

 

 

 

 

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