Estão abertas as inscrições para o workshop sobre educação midiática e o futuro do jornalismo promovido pelo Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o EducaMídia, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), com apoio da Unesco no Brasil. Dedicado a jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, o workshop será on-line, no dia 25 de maio, das 10h às 11h30. Por conta da grande procura, as inscrições foram encerradas em 17/5.
A programação inclui um panorama da educação midiática, sobretudo no contexto da desinformação, e contará com a presença de Patricia Blanco e Daniela Machado, do Palavra Aberta; Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova, coordenador do Atlas da Notícia (Projor) e dos cursos da Abraji; e Renata Cafardo, vice-presidente da Jeduca e repórter do Estadão.
Os participantes selecionados serão convidados a debater ideias que possam ser desenvolvidas nas redações para as quais trabalham ou individualmente.
“Numa era de superabundância de informações, em que todos são não só consumidores, mas também produtores de conteúdo, é essencial que o jornalismo consiga se diferenciar para reconquistar a confiança da sociedade”, destaca Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta. “O envolvimento dos jornalistas em ações de educação midiática, explicando como é e qual a relevância de seu trabalho, é mais importante do que nunca.”
Para a Abraji, uma audiência crítica é a garantia de uma imprensa livre e independente. “A desinformação é um fenômeno que requer múltiplas frentes de combate. Iniciativas de checagem e verificação se somam à educação midiática e a debates sobre a responsabilidade das plataformas ao amplificar o fenômeno”, afirma Cristina Zahar, secretária executiva da associação.
Já a Jeduca, entidade que reúne jornalistas e estudantes da área envolvidos com a educação e a cobertura do tema, considera que esse debate deve estar na escola. “É na escola que se formam os novos leitores e é importante que eles saibam os processos de produção de um conteúdo jornalístico, o que o diferencia de tantos outros conteúdos que circulam hoje pela internet”, completa Renata Cafardo, da Jeduca.
PROGRAMAÇÃO | Duração prevista: 1h30
O que é educação midiática e por que importa? (Patricia Blanco e Daniela Machado)
– Conceitos e breve panorama da educação midiática no Brasil
– Media literacy x news literacy
O papel do jornalista (Sérgio Lüdtke e Daniela Machado)
– Fact-checking: o que é, para que serve e como funciona
– Além do fact-checking: promoção da educação midiática, transparência no jornalismo e construção de novas audiências.
Case (Renata Cafardo)
– A estratégia do Estadão na Escola
Debate (em grupos)
– Quais ações, atitudes ou projetos podem ser desenvolvidos ou apoiados por você ou pela redação em que trabalha?