Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Blog da Uniso

Jeduca abre série de oficinas em faculdades de Jornalismo

Alunos da Uniso, Fiam e Fapcom serão os primeiros a participar de workshops, que têm como objetivo estimular interesse pelo jornalismo de educação

09/04/2018
Redação Jeduca

A Jeduca abrirá na semana que vem uma série de oficinas de formação em faculdades de Jornalismo. O objetivo do workshop é divulgar o jornalismo de educação para os estudantes, mostrando o quanto a cobertura do setor é relevante (e interessante, para quem se dispuser a trabalhar na área ou quiser conhecê-la melhor).

 

A oficina, de cerca de três horas de duração, foi concebida para responder a uma pergunta básica: por que ser um jornalista de educação? O workshop vai enfatizar a importância da cobertura para esclarecer a sociedade sobre um tema vital para a construção da cidadania e para o futuro do país. Mas também vai mostrar o quanto o jornalista de educação pode transitar por vários mundos, do trabalho de rua (visitas a escolas, acompanhamento de manifestações) a análises de dados elaboradas, passando pela discussão de políticas públicas.

 

Para compor esse quadro multifacetado, a oficina abordará – associando os temas a exemplos práticos de reportagens – os grandes números da educação brasileira e o desafio de garantir acesso abrangente ao ensino de qualidade, reduzindo a desigualdade, uma das marcas do nosso sistema educacional.

 

Também vai tratar das grandes avaliações e indicadores, como o Enem e o Ideb, fontes inesgotáveis de boas pautas – chamando a atenção para a necessidade de considerar os resultados dentro do contexto social e histórico. No workshop, os alunos receberão ainda indicações de bases de dados e meios de obter levantamentos exclusivos para subsidiar reportagens.     

 

"Queremos que mais pessoas conheçam a importância de se cobrir educação com qualidade. Muitos se preparam desde a faculdade para cobrir política, economia ou esportes", diz o repórter Luiz Fernando Toledo, do Estadão, que dará a série inicial de cursos. "A Jeduca trabalha para que a educação ganhe mais espaço e relevância no noticiário. As oficinas são um instrumento importante para alcançar esse objetivo."

 

Os workshops são gratuitos – a maior aproximação com faculdades de Jornalismo é uma das prioridades da Jeduca no planejamento estratégico de 2018. Instituições interessadas em oferecer a formação a seus estudantes podem procurar a associação pelo email contato@jeduca.org.br.

 

As oficinas serão iniciadas na semana que vem, com três instituições:

 

Uniso (Universidade de Sorocaba) – dia 16 (segunda-feira), às 19h30

 

Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado), câmpus Ana Rosa – dia 17 (terça-feira), às 8h50

 

Fiam, câmpus Ana Rosa – dia 18 (quarta-feira), às 19 horas

 

Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) – dia 20 (sexta-feira), às 19h30

 

 

 

 

#workshops #Uniso #oficinas #LuizFernandoToledo #Jeduca #Fiam #cursosdeformação #Fapcom

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO