Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Institucional

Jeduca apresenta destaques de sua atuação em 2018

A diretoria apresentou aos associados o balanço de suas atividades no ano passado e as ações para 2019 durante a assembleia geral

13/06/2019
Redação Jeduca

Na última segunda-feira, 10 de junho, a Jeduca realizou a Assembleia Geral anual, na qual apresentou os resultados de 2018 e as ações em andamento e programadas para o ano de 2019, como a realização do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Rio Branco, em São Paulo (SP).

 

Entre os destaques do Relatório de Atividades de 2018 da associação, estão os workshops sobre jornalismo de educação em 15 faculdades e universidades de 5 estados brasileiros, com participação de 750 estudantes.  Além disso, o 2.º Congresso Internacional Jornalismo de Educação, realizado em agosto de 2018, contou com 430 participantes, entre eles os 79 palestrantes e mediadores, dos quais 6 internacionais (Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos). O evento foi avaliado como “bom” ou “ótimo” por 95% dos participantes que responderam ao questionário e ,no primeiro dia (6/8), a #jeduca2018 apareceu nos trending topics em São Paulo do Twitter.

 

Além dessas atividades, o documento detalha a atuação da entidade em frentes estratégicas para a qualificação da cobertura de educação – a missão da associação: a editora pública da Jeduca recebeu 130 novas demandas de orientação de pautas durante o ano, e no grupo de discussão para associados foram registrados 500 novos tópicos de interação (compartilhamento de informações, estudos, sugestões de pauta, entre outros).

 

Com o objetivo de compreender melhor o público que consome notícias sobre educação, a Jeduca realizou, no ano passado, duas pesquisas – uma quantitativa e outra qualitativa, desenvolvidas, respectivamente, pelo DataFolha e pela Rede Conhecimento Social. Os estudos revelaram que é grande o interesse por matérias sobre educação – 80% dos brasileiros disseram ter interesse nesse noticiário, segundo o DataFolha. Já a pesquisa qualitativa mostrou que, de maneira geral, que o consumo de informação sobre educação está associado à proximidade das pautas com o cotidiano das pessoas. O estudo também aponta que as reportagens baseadas em estatísticas tendem a ser mais atraentes para o público com ensino superior do que para os grupos com menor escolaridade.

 

Em 2019, a Jeduca está realizando uma nova pesquisa com associados e não associados com o objetivo de conhecer o perfil dos jornalistas que se dedicam à cobertura de educação e dos comunicadores que atuam na área. Os resultados  serão apresentados em agosto, durante o congresso da associação.

 

No que diz respeito à análise e discussão de temas-chave para a cobertura de educação, em 2018, a Jeduca realizou 15 webnários e 2 encontros virtuais transmitidos por meio dos canais oficiais da associação e produziu três novos guias – sobre a cobertura de educação; outro focado na cobertura das eleições; e um terceiro sobre a Lei de Acesso à Informação.

 

Na assembléia, a diretoria da associação informou que em breve divulgará a programação completa da 3.ª edição de seu congresso anual, que terá como tema central “O jornalismo de educação na era da desinformação” e que buscou contemplar grande parte das sugestões de temas feitas por seus associados. As inscrições para o evento estarão abertas no início de julho.

#relatórioanual #3ºCongressodaJeduca #2ºCongressodaJeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO