Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Institucional

Jeduca cobra Inep por ausência de respostas a jornalistas

Associação enviou comunicado ao órgão, com base em reclamações feitas por jornalistas sobre a falta de retorno às suas demandas

19/11/2021
Redação Jeduca

A Jeduca tem recebido diversas comunicações de seus associados, reclamando da falta de resposta por parte do Inep, especialmente sobre informações referentes ao Enem.

 

Por isso, a associação enviou o seguinte comunicado à assessoria de comunicação e à presidência do Inep, pedindo que o órgão respondesse aos jornalistas. A demanda tambem foi registrada no sistema Fala.BR da CGU (Controladoria Geral da União):

 

Jornalistas têm procurado a Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação – para relatar dificuldades para obter informações, dados e retornos da assessoria de comunicação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) relacionados, principalmente, à cobertura jornalística sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Diante das queixas, que chegam à Jeduca desde o início de novembro, realizamos um levantamento por meio de formulário online junto aos associados a fim de identificar se esse tipo de situação estava sendo enfrentada por mais profissionais.  Em apenas 24 horas, recebemos 14 respostas de profissionais que atuam em veículos de imprensa.

 

Entre as solicitações estão pedidos de informação sobre a realização do Enem 2021 (dados sobre o exame, inscrições e alteração de locais de prova), Enem Digital, impacto das recentes exonerações na realização do exame e no funcionamento da autarquia, solicitações relacionadas a outros exames realizados pelo Inep, como o Encceja e o Revalida, além de pedidos de entrevista e de resposta.

 

Do total, aproximadamente 90% não obtiveram resposta da assessoria de comunicação do Inep e não tiveram sua solicitação atendida, o que prejudica a produção de reportagens, pois a apuração ficou mais demorada e incompleta pela falta de informações e posicionamento do órgão, segundo os profissionais que responderam à enquete.

 

A Jeduca insta o Inep a cumprir seu papel de ente público responsável pela produção e difusão de informações oficiais na área de educação e atenda às solicitações dos jornalistas, para que a sociedade tenha acesso à melhor informação possível sobre temas e questões que são de interesse público.

 

Diretoria da Jeduca
18 de novembro de 2021

 

Desde que a comunicação foi enviada, o número de jornalistas que se manifestaram via formulário aumentou para 16, com relatos semelhantes.

 

Diante desse cenário, é urgente a mudança de postura da assessoria de comunicação do Inep, visto que  a ausência de respostas está prejudicando o trabalho da imprensa e, assim, privando a sociedade do acesso à melhor informação possível sobre temas e questões que são de interesse público. 

 

Diretoria da Jeduca
19 de novembro de 2021

#transparência #notapública #mec #inep #acessoàinformação #enem

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO