Atualizada em 19/2/2025, às 14h
A Jeduca enviou para as Secretarias de Educação e de Comunicação do Estado de São Paulo comunicação que solicita transparência na divulgação dos resultados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
A divulgação dos resultados da prova paulista foi feita pela SEDUC-SP nesta segunda-feira (10/2), com exclusividade para apenas um veículo de imprensa e, na sequência, por meio de release enviado às 20h. Sem aviso prévio ou embargo.
A Jeduca não se posiciona de forma alguma contra o jornalista ou o veículo que tiveram exclusividade do material, mas questiona o procedimento dos órgãos públicos.
Desde sua criação, a associação defende e se mobiliza para que os dados e informações referentes à avaliações educacionais sejam disponibilizados com embargo e de forma transparente para todos os jornalistas que tiverem interesse para viabilizar a produção de reportagens mais qualificadas.
Confira a íntegra da comunicação enviada:
Ao secretário do Estado da Educação de São Paulo, Renato Feder,
à secretária do Estado de Comunicação de São Paulo, Lais Vita,
às equipes de comunicação da secretaria da educação e do governo do Estado,
Em nome da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), gostaríamos de pedir mais transparência na divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
Desde o ano passado, a atual gestão não adota práticas consolidadas em organismos como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep-MEC) para a divulgação da prova paulista.
Considerando o grande volume de dados disponibilizados no levantamento e sua relevância para reportagens e análises sobre a educação do Estado, é essencial que todos os jornalistas possam ter acesso amplo e antecipado ao material, o que certamente contribuirá para a produção de reportagens mais qualificadas.
A associação solicita que as próximas divulgações sejam feitas igualmente para todos os jornalistas, em horário que viabilize a produção de reportagens, com amplo acesso aos dados e a técnicos da secretaria que possam sanar eventuais dúvidas.
A prática de embargo, adotada em avaliações internacionais e pelo Inep, também é uma forma de valorizar e minimizar erros em divulgações relevantes como as de avaliações. Desde a sua criação, a Jeduca defende a divulgação antecipada de materiais complexos e com grande volume de informações.
A Jeduca reafirma que o conhecimento amplo e irrestrito dos resultados das avaliações de larga escala são de crucial importância para a sociedade, no combate à desinformação e para o fortalecimento da democracia do País. E isso só é possível com maior transparência na divulgação feita pelos órgãos públicos para a imprensa.
Obrigada,
Diretoria Jeduca
Confira a íntegra do posicionamento enviado pela Seduc-SP em 19/2