Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Institucional

Jeduca é parceira de evento sobre o Dia da Liberdade de Imprensa

Seminário online e gratuito, nos dias 3 e 4 de maio, aborda a informação como bem público e o impacto da polarização

29/04/2021
Redação Jeduca

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 3 de maio, contará neste ano com um seminário internacional de dois dias organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Brasil e diversas entidades envolvidas na defesa da causa, entre elas a Jeduca e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento terá painéis nos dias 3 e 4 de maio, das 16h às 17h30. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.


O tema de 2021, “Informação como bem público”, destaca o papel essencial do jornalismo livre e independente na produção de notícias. Chama a atenção também sobre a importância da informação verificada de interesse público, e alerta sobre a necessidade de se garantir a segurança dos jornalistas. Outro ponto central do seminário será a polarização e a liberdade de imprensa.


Neste ano, a data coincide com o 30.º aniversário da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Livre, Independente e Pluralística, documento que afirma o compromisso da comunidade internacional com a liberdade de imprensa.


As discussões durante os encontros virtuais serão pautadas sobre medidas para garantir a viabilidade dos veículos de comunicação, incluindo a segurança dos jornalistas e sustentabilidade econômica; mecanismos para garantir a transparência das empresas de internet; e incentivos à chamada educação midiática e informacional, que permitam às pessoas reconhecer e valorizar, bem como defender e exigir, o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público.


Além do site do evento, a transmissão também será feira pelos canais da Unesco Brasil e entidades parceiras.

A iniciativa tem o apoio do Instituto Palavra Aberta, Folha de S.Paulo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), além da Jeduca e Abraji.

Programação
3 de maio (segunda), às 16h
Informação como bem público

Abertura: Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta)
Participantes: ministro Luís Roberto Barroso (STF e TSE), Flavia Lima (Folha de S. Paulo), Flávio Lara Resende (Abert), Marlova Noleto (Unesco)
Moderador: Marcelo Rech (ANJ)

4 de maio (terça-feira), às 16h
Polarização e liberdade de imprensa (com tradução simultânea)
Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil (a confirmar)
Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (Unesco), Aline Midlej (GloboNews)
Moderador: Guilherme Amado (Abraji)

 

 

#liberdadedeimprensa #unesco #diamundialdaliberdadedeimprensa #educacaomidiatica #jeduca #abraji

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO