Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Congressos

Jeduca fará 2º Congresso em agosto, com foco em eleições

Evento será realizado em 6 e 7 de agosto, 2ª e 3ª-feiras, no Colégio Rio Branco, em Higienópolis, região central de SP

21/03/2018
Redação Jeduca

Anote na sua agenda: o 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca, vai acontecer nos dias 6 e 7 de agosto, segunda e terça-feiras, no Colégio Rio Branco, que fica na Avenida Higienópolis, 996 (bairro Higienópolis, região central de São Paulo). O foco do Congresso deste ano será a cobertura das eleições do ponto de vista da educação. As inscrições serão abertas em junho.

 

Depois da bem-sucedida primeira edição do Congresso, realizada em junho do ano passado, a expectativa da Jeduca é organizar um evento ainda maior em número de convidados nacionais e internacionais e com uma grade de temas mais diversificada. Para isso, contamos com a colaboração dos nossos associados. Eles e elas podem apresentar nesta planilha sugestões de assuntos a serem abordados e indicar palestrantes, que serão depois analisados pela coordenação do evento.

 

“As eleições vão ser o principal foco do Congresso. Queremos que o encontro traga aos participantes tanto subsídios para uma boa cobertura da disputa eleitoral quanto uma reflexão de como fazer reportagens sobre educação terem mais destaque e relevância”, afirma o vice-presidente da Jeduca, Fábio Takahashi.

 

O congresso terá três eixos. Além das eleições, haverá também a discussão de temas atuais da educação, como a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular. O terceiro eixo é o do “fazer jornalístico”: aqui cabem tanto a reflexão mencionada por Takahashi de como tornar a produção dos jornalistas de educação mais relevante (no contexto da eleição e fora dele), quanto aspectos técnicos, como o manejo de dados para a produção de reportagens mais aprofundadas e analíticas.    

 

Uma das apostas da Jeduca para o 2º Congresso é a da diversificação dos formatos. A ideia é, além de mesas, debates e oficinas, investir em grandes entrevistas ao vivo e até em apresentações nos quais os convidados farão um “voo solo”, com direito a um tempo pré-determinado para discorrer sobre um determinado assunto.

 

"O Congresso é uma oportunidade singular de qualificação profissional para quem faz reportagens sobre educação ou sobre temas que têm relação com a educação. Por isso temos buscado formatos que apresentem maior potencial de aprofundamento, considerando diferentes perfis de profissionais ou estudantes que devem participar do evento", diz Paulo Saldaña, diretor da Jeduca.

 

Já que falamos acima em “voo solo”, uma diferença marcante em relação a 2017 é o fato de o evento da Jeduca ter se dissociado do Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que será novamente realizado em junho na Universidade Anhembi-Morumbi. Um dos motivos que pesaram na decisão é a realização da Copa do Mundo em junho – é muito comum jornalistas de educação serem convocados para equipes especiais de cobertura de grandes eventos como o Mundial.

 

Mas a parceria entre as duas associações (a Abraji foi uma das inspirações para a criação da Jeduca) continua sólida. “Como no ano passado, queremos que associados da Abraji participem do nosso Congresso e vice-versa”, diz Renata Cafardo, diretora da Jeduca.

 

Realizado nos dias 28 e 29 de junho de 2017 no câmpus Vila Olímpia da Anhembi-Morumbi, o 1º Congresso da Jeduca reuniu 409 participantes, de 14 Estados brasileiros. O evento teve 17 mesas, com 44 debatedores do Brasil e de outros cinco países. Mais de 90% desses participantes avaliaram a organização e o conteúdo do congresso como “ótimos” ou “bons”.

 

##Congresso

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO