Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Institucional

Jeduca faz assembléia para eleger diretoria do biênio 2022-2024

Além da eleição, serão votados o relatório anual de 2021, o balanço patrimonial e a prestação de contas do mesmo ano e discutidas iscutidas mudanças no estatuto da associação

03/06/2022
Redação Jeduca

A Jeduca realiza no dia 11 de junho (sábado) a sua Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária anual, em formato presencial, com o objetivo de:

 

-  Apreciar e julgar o relatório da Diretoria da Associação;


- Apreciar e julgar o balanço patrimonial, a prestação de contas e as demonstrações financeiras relativas ao exercício financeiro de 2021;


- Eleger a nova diretoria da associação para o biênio 2022-2024; e


-
Deliberar sobre alterações dos artigos 6º, 8º, 9º, 11º, 13º, 14º, 20º, 26º e inclusão de Seções no Capítulo III no Estatuto Social.

 

A assembleia será na Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), em São Paulo (SP), localizada à avenida Liberdade, 532, sala 510/Bloco A. A opção pela Fecap se deve ao fato de que a sede da associação não comportaria o atual número de associados. 

 

A primeira convocação será às 10h30 com a presença de um quinto dos associados, e a segunda convocação será às 11h, com qualquer número de associados.

 

O relatório de atividades e o balanço patrimonial referentes a 2021 podem ser consultados, respectivamente, aqui e aqui.

 

Eleição da diretoria

Em função de determinações do estatuto em vigor, que estabelece que o presidente e vice-presidente da Jeduca devem ser associados fundadores, e da impossibilidade de realizar assembleias presenciais - outra determinação do estatuto - em 2020 e 2021, definiu-se pela proposta de uma chapa única para a composição da diretoria no biênio 2022-2024. 

 

A chapa é composta pelas jornalistas Renata Cafardo (presidente), Mariana Tokarnia (vice-presidente), Cintia Gomes, Fábio Takahashi, José Brito, Paulo Saldaña e Tatiana Klix.

 

Os jornalistas Antônio Gois e Ângela Chagas, que atualmente fazem parte da diretoria, deixarão seus cargos. Ângela volta a fazer parte do Comitê da Jeduca e Antônio Gois, que foi presidente da associação entre 2016-2018 e 2018-2020, passaria a integrar um novo conselho que reunirá os ex-presidentes da associação ao longo dos anos, proposto entre as mudanças de estatuto abaixo mencionadas.

 

Os associados fundadores da Jeduca são os jornalistas Antônio Gois, Fábio Takahashi, Elisângela Fernandes, Renata Cafardo, Mariana Tokarnia, Margarida Azevedo e Paulo Saldaña.

 

Mudanças no estatuto

Na assembleia, serão discutidas mudanças com o objetivo de fortalecer o engajamento dos associados, tendo em vista o grande crescimento dos últimos anos – são hoje mais de 1.600 cadastrados. 


Atualmente, a Jeduca não possui, por exemplo, uma cota anual de pagamento para se manter vinculado à associação nem exige atualização cadastral periodicamente e, por isso, existem pessoas que se cadastraram como associados e deixaram de participar ativamente, mas não solicitaram o desligamento da associação. A ideia, por ora, é que a associação siga gratuita, mas com alguns direitos e deveres ajustados.


Uma das propostas é ajustar as categorias de
associados, com direitos e deveres específicos. Hoje, a associação tem hoje dois tipos de associados, os fundadores e os titulares jornalistas/profissionais formados e estudantes (dentro da mesma categoria). Ambas as categorias têm os mesmos direitos - com exceção dos que ocupam os cargos de presidente e vice - independentemente do momento em que realizaram o cadastro.


A ideia, neste sentido, é que haja uma distinção entre os associados titulares jornalistas/profissionais formados e os estudantes, além de estabelecer um tempo mínimo de associação para que seja possível participar das assembléias, votar e ser votado. 


A proposta é que apenas os associados já formados, pertencentes há pelo menos um ano à Jeduca e com cadastro atualizado nos 12 meses anteriores à data da divulgação da lista dos associados aptos a votar nas assembleias, possam participar e votar.

 

Para ocupar o cargo de presidente e vice-presidente, o requisito proposto é que apenas aqueles com quatro anos ou mais de associação possam ocupar esses cargos..


Além do conselho para reunir ex-presidentes, anteriormente citado também será discutida a proposta de realização de assembleias via plataforma on-line, a criação de outros conselhos, assim como a oficialização da função Coordenação Executiva da associação, que ainda não figuram em estatuto.


Minibiografias dos membros da chapa proposta para a diretoria da Jeduca biênio 2022-2024

Presidente - Renata Cafardo é uma das fundadoras da Jeduca e é repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo, em sua segunda passagem pelo veículo. É ainda colunista de educação do Estadão, da rádio Eldorado e autora do livro O Roubo do Enem, da editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia. Foi vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, ABMES, Estadão, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.


Vice-presidente - Mariana Tokarnia
é uma das fundadoras da Jeduca e é repórter da Agência Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), onde cobre educação desde 2013. Jornalista formada pela UnB, com intercâmbio na Universidade de Buenos Aires. Passou por redações como SBT e Jornal de Brasília e participou dos programas de treinee dos jornais Valor Econômico e O Estado S.Paulo. Jornalista Amiga da Criança, vencedora dos Prêmio ABMES de Jornalismo e Prêmio Andifes, além de finalista do prêmio Estácio. Recebeu também o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.


Diretora - Cintia Gomes
é jornalista, cofundadora, editora e correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias no Jardim Ângela, município de São Paulo. Também cofundadora do coletivo Nós, mulheres da periferia, já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor. Foi revisora e diagramadora do livro Um Batuque Memorável no Samba Paulistano e produziu o documentário Três Esquinas: A rua é um Palco. Faz parte do comitê da Jeduca desde 2020.


Diretor - Fábio Takahashi
 é um dos fundadores da Jeduca e é ex-editor do DeltaFolha, núcleo de jornalismo de dados da Folha de S.Paulo. Escreve sobre educação desde 2003. Foi o primeiro estrangeiro a ser escolhido para a Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade Columbia (EUA).


Diretor - José Brito
é publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. É diretor do Canal Futura e gestor de campanhas de impacto social para uso de tecnologias na aprendizagem. É também gerente de Comunicação e Distribuição da Fundação Roberto Marinho. Começou a carreira no Globo Ecologia, foi professor da ESPM e editor-chefe de jornalismo. É Conselheiro da Agência Lupa. Faz parte do comitê da Jeduca desde 2016.


Diretor - Paulo Saldaña
é um dos fundadores da Jeduca e é repórter de educação do jornal Folha de S.Paulo desde março de 2016. Antes, trabalhou por mais de seis anos em O Estado de S.Paulo como setorista do tema. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e estudou Letras na USP . Recebeu dez prêmios de jornalismo com reportagens sobre educação, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Estado, Folha e CNI.


Diretora - Tatiana Klix
é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente, é diretora do Porvir, plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É cofundadora do Quero na Escola e colaboradora do Canal Futura.

 

#eleicao #estatuto #diretoria #assembleia

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO