Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Jeduca

Jeduca faz oficina em Congresso de Jornalismo em Rondônia

Apresentação vai mesclar dados gerais da educação brasileira e do estado para qualificar cobertura, com atenção especial para as eleições

21/05/2018
Redação Jeduca

A Jeduca participa nesta terça-feira (22/5) da abertura do 1º Congresso Rondoniense de Jornalismo. Integrante do Comitê Editorial da Jeduca, o jornalista Ricardo Falzetta dará uma oficina na qual vai apresentar grandes dados da educação brasileira e discutir caminhos para a abordagem do tema pela imprensa, especialmente neste ano de eleições. Promovido pela AJD-RO (Associação dos Jornais Diários do Estado de Rondônia), o evento, que já tem cerca de cem inscritos, se encerra na quarta-feira, com uma palestra sobre mídias digitais e os rumos do jornalismo impresso. Clique aqui para saber mais sobre o congresso.

 

"O que nos levou a organizar o evento foi a necessidade de orientar os quatro jornais diários do estado tanto na questão da convergência de mídias quanto na necessidade de investir no conteúdo. Fizemos o congresso pensando nos profissionais que atuam na área, nos gestores e donos de jornais", disse o diretor-presidente da AJD-RO, Alessandro Lubiana. Segundo ele, o convite à Jeduca nasceu da percepção de que os veículos precisam qualificar a cobertura de educação. "É um tema sempre discutido em anos de eleição."

 

Na oficina, promovida pela Jeduca em parceria com o movimento Todos Pela Educação, Falzetta falará de temas gerais do jornalismo de educação, da cobertura em escolas à de políticas públicas, de vestibulares a avaliações em larga escala e indicadores de qualidade, como o Ideb (ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ele usará dados nacionais e de Rondônia, para também situar os jornalistas sobre desafios locais.

 

Um desses desafios é o aumento da taxa de matrículas no ensino médio, atribuição dos governos estaduais. O Plano Nacional de Educação prevê universalizar o acesso a essa etapa de ensino até 2024. "Em Rondônia, a taxa líquida de matrículas, que é você ter os alunos de 15 a 17 anos matriculados de fato no ensino médio, caiu para 49,4% pelos dados oficiais de 2015. Ela era de 55,1% em 2013 e já tinha caído para 52,4% no ano seguinte", disse Falzetta. "Como reverter isso? É preciso abordar essa questão com os candidatos na campanha ao governo do estado."

 

"Se, em vez de perguntar para o candidato quais são as propostas dele para educação e deixar a questão em aberto, você já chega com dados, é algo que impõe uma reflexão", disse Falzetta. "Quando você vai para a entrevista com as informações na manga, dá para qualificar muito mais a cobertura."

 

A oficina está marcada para 19 horas, no auditório da Faculdade Porto/FGV (Rua Paulo Freire, 4767, Porto Velho). O Congresso, que é gratuito, prossegue na quarta-feira com uma palestra do jornalista Alysson Lisboa, espécialista em mídias digitais e professor da pós-graduação da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas.

 

A AJD-RO foi fundada em 2016. Atualmente fazem parte da entidade os jornais A Gazeta de Rondônia, Correio Popular, Diário da Amazônia e Madeirão.

 

Além de oficinas como a que será realizada em Rondônia, mais voltadas para jornalistas já inseridos no mercado, a Jeduca também realiza workshops para estudantes de Jornalismo. Clique aqui para saber mais sobre oficinas realizadas em universidades. 

 

 

 

#Rondonia #RicardoFalzetta #CongressoRondoniensedeJornalismo #AssociacaodosJornaisDiariosdoEstadodeRondonia #AlessandroLubiana

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO