Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO

Jeduca lança newsletter sobre a cobertura de educação

Primeira edição traz análise das reportagens sobre a Base Nacional Comum Curricular, podcast sobre a Lei de Acesso à Informação e o espaço dado à imprensa regional no 1º Prêmio de Jornalismo do Inep

30/01/2018
Redação Jeduca

Jornalistas e interessados em temas educacionais já podem conferir no site da Jeduca, que tem um novo endereço (www.jeduca.org.br), alguns dos textos da recém-lançada neswletter da associação, dedicada à cobertura jornalística de educação. Distribuída em primeira mão para associados e parceiros da Jeduca em 30 de janeiro, a primeira edição traz uma análise das reportagens publicadas na reta final de aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e um podcast com o repórter Luiz Fernando Toledo, do Estadão, sobre o uso da LAI (Lei de Acesso à Informação). 

 

Outros temas da Newsletter da Jeduca são o destaque dado à imprensa regional no 1º Prêmio Inep de Jornalismo e o lançamento do Guia de Fontes da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), recurso valioso para jornalistas que querem diversificar o perfil dos entrevistados.

 

Autora da maioria dos textos, Marta Avancini publicou um balanço na newsletter sobre sua atividade como editora pública da Jeduca. Marta atendeu em média 1 jornalista a cada três dias no ano passado – o serviço é gratuito e aberto a profissionais de imprensa de todo o país, mesmo os não associados à Jeduca.  

 

Marta trabalhou em estreita colaboração com Renata Cafardo, diretora da Jeduca, na definição da pauta e do conceito do newsletter, que terá periodicidade quinzenal e será distribuída para associados e apoiadores da Jeduca. "A newsletter pretende ajudar jornalistas a se informar mais sobre jornalismo de educação e a refletir sobre a cobertura. Ela também pretende divulgar trabalhos que estão sendo feitos pelos colegas e que muitas vezes não acompanhamos. Valorizar o bom jornalismo de educação e nos ajudar a escrever mais e melhor sobre o tema, esses são alguns dos objetivos com esse novo produto", diz Renata.

 

"A Newsletter da Jeduca tem o objetivo lançar um olhar mais analítico sobre a cobertura de educação, trazer sugestões de enfoque que permitam ampliar, aprofundar e qualificar a abordagem dos temas", complementa Marta. Esse olhar analítico está presente na análise das reportagens sobre a BNCC – na avaliação de Marta, a ausência da divulgação com embargo da versão final encaminhada ao Conselho Nacional de Educação fez com que a cobertura fosse marcada por vazamentos.

 

Outro texto analítico trata do 1º Prêmio de Jornalismo do Inep. Para Marta, o projeto mostrou que há espaço para matérias de fôlego sobre educação na imprensa regional. Um dos exemplos que ela cita é o de uma apuração da Tribuna do Ceará na qual foram percorridos mais de 1 mil quilômetros para entender casos de escolas bem-sucedidas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Também diretora da Jeduca, Mariana Tokarnia ficou responsável pelo Fala, Jornalista – o podcast da Jeduca. Nesta primeira edição, Mariana entrevistou Toledo sobre como ele usa a LAI para produzir matérias. Na entrevista o repórter do Estadão dá dicas de como recorrer à lei (que pode ser especialmente útil para jornalistas neste ano de eleições) e conta sobre a reportagem em que denunciou a gestão do prefeito paulistano João Dória por criar obstáculos à divulgação de informações públicas para a  imprensa.

 

"Criamos o Fala, Jornalista para mostrar os bastidores de grande apurações e o dia a dia de quem cobre educação", diz Mariana. "Cada edição da Newsletter da Jeduca trará entrevistas exclusivas com quem está produzindo conteúdos de educação. A ideia é compartilhar acertos, dificuldades e dicas para quem cobre ou quer cobrir a área."

 

 

Hashtag: Se você quer ter a sua matéria divulgada na Newsletter da Jeduca, publique o link nas redes sociais com a #conteprajeduca, para que possamos encontrá-la! O espaço é aberto a todo jornalista que publicar uma matéria de educação, mesmo quem não é associado da Jeduca

 

 

#RenataCafardo #NewsletterdaJeduca #MartaAvancini #MarianaTokarnia #LuizToledo #BNCC #ANPEd

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO