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Jeduca oferece oficina sobre educação profissional

Evento online, aberto a jornalistas, estudantes e professores da área e demais interessados, aborda o cenário atual e os desafios da EPT no contexto do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva

09/11/2022
Redação Jeduca

A Jeduca realiza, no dia 22 de novembro, terça-feira, às 11h, a oficina online “Educação profissional: desafios e possibilidades de cobertura”.

 

O evento será conduzido pela editora pública e conteúdo da Jeduca, Marta Avancini e abordará algumas das principais questões relacionadas à EPT (Educação Profissional e Tecnológica) no cenário do novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, além da história, legislação e conceitos relacionados à modalidade.

 

Para participar, é preciso fazer a inscrição neste formulário.

 

A EPT é um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, que está sendo implementado em todas as escolas do país. A EPT é vista como uma via capaz de fortalecer o vínculo dos jovens com a escola, oferecendo a eles uma educação mais significativa e alinhada com os seus interesses, tendo em vista suas possibilidades de futuro e de inserção no mercado de trabalho.

 

O Brasil enfrenta, no entanto, o grande desafio de ampliar o acesso a essa modalidade. O PNE (Plano Nacional de Educação) prevê que o país deve triplicar as matrículas entre 2014 e 2024, chegando à faixa dos 5 milhões de alunos – meta que, já se sabe, não será atingida, visto que o Censo Escolar 2021 registrou cerca de 1,9 milhão de matrículas. 

 

Outro desafio é assegurar a própria oferta de educação profissional como itinerário do Novo Ensino Médio. 

 

Uma proposta defendida pelo deputado federal Reginaldo Lopes, que representou a campanha de Lula no 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, em setembro, é a criação de um sistema colaborativo envolvendo institutos federais, instituições de ensino superior públicas e privadas, Sistema S e empresas com o objetivo de ampliar e diversificar a oferta de itinerários formativos aos alunos de ensino médio. 

 

A EPT também é vista como uma possibilidade de trajetória de vida e profissional de uma parcela significativa da população – vale lembrar que, no Brasil, somente cerca de 2 a cada 10 jovens de 18 a 24 anos ingressam na educação superior.

 

Além de abordar esses desafios, a oficina também vai enfocar as diversas perspectivas e visões quanto aos modelos de oferta da EPT, explicando, por exemplo, as diferenças entre o quinto itinerário do Novo Ensino Médio e a oferta na rede federal de educação profissional.

 

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