Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Divulgação
Guias e Miniguias

Jeduca participa de e-book que analisa os impactos da LAI

Publicação do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas reúne dez ensaios sobre os efeitos da Lei de Acesso à Informação, que completa uma década este ano, em diferentes áreas

10/06/2022
Redação Jeduca

A Jeduca é uma das organizações que participam do e-book  “A LAI é 10: o Brasil após uma década da Lei de Acesso à Informação”, lançado pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. O ebook pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

A publicação reúne dez ensaios sobre o impacto da LAI (Lei de Acesso à Informação) em diferentes campos de atuação, como saúde, educação, meio ambiente, jornalismo e tecnologia. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas da coalizão para celebrar o aniversário de dez anos de vigência da lei, celebrado no último 16 de maio.

 

A jornalista Mariana Tokarnia, diretora da Jeduca, é autora de um dos ensaios, sobre como os dados obtidos via LAI ajudam a qualificar a cobertura de educação. “Procurei trazer exemplos de como a LAI pode ser uma aliada nas reportagens de educação. Os dados obtidos podem tanto gerar pautas, trazendo assuntos muitas vezes inéditos, quanto podem servir para melhor contextualizar informações de matérias”, explica Mariana.

 

Para ela, é preciso sempre ter em mente que o acesso a informações públicas é um direito. Por isso, além de fazer uso dessas informações, os jornalistas devem zelar pela transparência denunciando quando isso não ocorre. “A LAI é um marco importante e trouxe muitos avanços, mas ainda temos um caminho a trilhar até que a lei seja de fato posta em prática e o acesso a dados e informações de interesse público seja garantido”, analisa a jornalista.

 

O livro

Elaborado em linguagem acessível e com textos de formato curto, o livro digital atende tanto quem já está familiarizado com o ecossistema do acesso à informação brasileiro, quanto qualquer pessoa que tenha interesse em transparência pública e gostaria de saber um pouco mais sobre a Lei de Acesso à Informação.

 

Participaram do e-book as seguintes organizações, além da Jeduca: Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ARTIGO 19, Brasil.IO, Fiquem Sabendo, Livre.Jor, objETHOS (Observatório da Ética Jornalística), Open Knowledge Brasil, Renoi (Rede Nacional de Observatórios de Imprensa), SOS Imprensa e Transparência Brasil.

 

Além da produção do livro digital, para comemorar os dez anos de vigência da LAI, a coalizão promoveu o ciclo de eventos on-line “10 anos da LAI: impacto, desafios e oportunidades” durante o mês de maio.

 

A iniciativa reuniu especialistas em quatro encontros para discutir a relação entre acesso à informação e eleições de 2022, controle social, jornalismo, meio ambiente e proteção de dados. Todo o conteúdo pode ser acessado até 30 de junho na plataforma oficial do evento.

 

#transparência #LAI #leideacessoainformacao #coberturadeeducacao

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO