O projeto da Jeduca foi apresentado na segunda-feira (7) a representantes do setor público e privado da educação na América Latina em encontro promovido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington, nos Estados Unidos. A diretora da Jeduca Renata Cafardo participou de mesas de discussões sobre como construir pontes entre os dois setores para melhorar a qualidade do ensino no continente.
No evento, batizado de Diálogo Regional de Política - Rede de Educação, foram apresentados projetos de parceria entre governos e empresas nas áreas de educação infantil, formação de professores, ensino técnico e tecnologia. Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, e Denis Mizne, da Fundação Lemann, duas entidades parceiras da Jeduca, lideraram um dos debates. Eles mostraram aos colegas latinos o projeto Observatório do Plano Nacional de Educação, uma plataforma online que permite o monitoramento de indicadores sobre cada uma das 20 metas do PNE.
"O Brasil tem um papel muito importante nos debates educacionais, assim como as experiências brasileiras da sociedade civil", disse Priscila. "O Observatório do PNE foi escolhido pelo BID para ser apresentado a lideranças da região por ser um instrumento de transparência, planejamento e controle social dos resultados educacionais."
Participaram das discussões ministros, secretários de estado, representantes de empresas e organizações não-governamentais ligadas à educação. A criação de uma associação de jornalistas de educação no Brasil foi recebida com entusiamo pelo grupo. Nas discussões, ficou claro que os outros países da América Latina também sofrem com a falta de jornalistas dedicados ao tema e que são raros os veículos que fazem um jornalismo de qualidade na área da educação.