Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
BBC News Brasil

Jeduca realiza mesa-redonda sobre educação midiática

Evento gratuito reúne jornalistas e educadores na Bett Educar

10/05/2019
Redação Jeduca

(Texto atualizado em 3/6/2019)

Os desafios da produção e divulgação de informações no ambiente digital foram debatidos na mesa-redonda “Jornalismo e educação midiática”, promovida pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) na terça-feira (14/5). O evento é gratuito e integra a programação da Bett Educar 2019.

 

Participaram do debate Patrícia Blanco, presidente-executiva e do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta, e Paula Idoeta, repórter da BBC News Brasil e coordenadora do projeto Beyond Fake News - Leitura Crítica de Notícias. A mediação foi feita pela jornalista Marta Avancini, editora pública da Jeduca. 

 

A Bett Educar 2019 é um evento de educação e tecnologia, que ocorre de 14 a 17/5 em São Paulo. A programação do congresso da Bett Educar pode ser conferida no site do evento

 

Este foi o segundo evento da Jeduca em 2019 sobre o papel do jornalismo no contexto atual de reconfiguração da produção e da difusão de notícias, num cenário em que a mídia tradicional e o noticiário disputam espaço com as redes sociais e as fake news. Em março, a associação realizou o seminário “Jornalismo de educação na era da desinformação”.

 

O assunto também será o tema do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo.

 

Na mesa-redonda “Jornalismo e educação midiática” foram apresentadas as iniciativas do Instituto Palavra Aberta e da BBC News Brasil na área de educação midiática.

 

O instituto criou o programa Educação Midiática, voltado para professores e estudantes (9 a 14 anos). “Neste momento de grandes discussões sobre a desinformação online, as notícias falsas e a proliferação de conteúdos de ódio, a educação midiática é fundamenta para que as crianças e os adolescentes desenvolvam um senso crítico e saibam se movimentar nas redes sociais e no ambiente digital”, analisa Patrícia Blanco.

 

Nesse sentido, o programa Educação Midiática possui diversas vertentes, entre elas destaca-se a formação a distância de professores, envolvendo cerca de 2,7 mil docentes. O objetivo é formar professores aptos a lidar com os conteúdos relacionados à educação midiática no contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do  6.º ao 9.º ano do ensino fundamental.

 

Para Patrícia, tanto adultos quanto crianças e jovens precisam aprender a transitar num cenário em que as contribuições geradas pelo avanço da tecnologia convivem com a desinformação. "São muitos os tipos de desinformação. As fake news são apenas um dos deles", afirma. O cenário é complexo e envolve desafios de vários tipos - desde a fragilidade econômica dos veículos da mídia tradicional até o baixo nível de letramento informacional, passando pelo "efeito bolha", desencadeado pelos algorítimos das redes sociais.

 

A saída´para fazer frente à desinfomação, segundo a presidente do Palavra Aberta, é formar leitores críticos e cidadãos conscientes.  

 

 A BBC News Brasil mantém o programa Leitura Crítica de Notícias, versão brasileira de uma iniciativa global da BBC lançada em março no país. Desde então, já foram realizadas oficinas para 600 estudantes em São Paulo. “O objetivo é incentivar a educação midiática de jovens e alertar para o avanço da desinformação online”, explicar a jornalista Paula.

 

Em sua apresentação, a jornalista apresentou alguns resultados do programa e abordou aspectos como a reação emocional das pessoas nas redes sociais, como um fator que impulsiona a desinformação, pois as pessoas tendem a se pautar pelas suas crenças em detrimento dos fatos.

 

Serviço

Mesa redonda Jornalismo e educação midiática
Evento grátis, aberto a todos os interessados, que integra a programação da Bett Educar 2019
Local: Auditório 3 da Bett Educar 2019 - Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo/SP)
Horário: 15h30

#educaçãomidiática #jeduca #jornalismoeeducaçãomidiática #patríciablanco #paulaidoeta #congressointernacionaldejornalismodeeducação #betteducar

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO