Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congresso
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Jeduca
Institucional

Jeduca tem nova diretoria para o biênio 2022-2024

Chapa foi eleita em assembleia realizada no dia 11 de junho em São Paulo, que também aprovou modificações no estatuto da associação

14/06/2022
Redação Jeduca

A nova diretoria da Jeduca para o biênio 2022-2024 foi eleita em assembleia presencial realizada em 11 de junho, em São Paulo. A presidência será ocupada por Renata Cafardo e a vice-presidência por Mariana Tokarnia, ambas fundadoras da associação.

 

Também foi aprovada a nova composição da diretoria, integrada pelos jornalistas Cintia Gomes, Fábio Takahashi, José Brito, Paulo Saldaña e Tatiana Klix.

 

Cíntia e Brito ocupam as vagas que eram de Antônio Gois e Ângela Chagas, que deixaram a direção da Jeduca. 

 

Gois passa a fazer parte de uma nova instância da associação, o Conselho Curador, cuja criação também foi aprovada na assembleia ao lado de outras alterações no estatuto. Ângela participará do Comitê da Jeduca.

 

Para Renata Cafardo, nova presidente da Jeduca, o jornalismo de educação atravessa um momento especialmente importante na atual conjuntura. “O Brasil vive um momento desafiador na educação, de muitos retrocessos. O jornalismo de educação é crucial para mostrar essa realidade e levar a sociedade e os governos a buscarem soluções”, analisa.

 

Nesse sentido, a intenção é fortalecer a atuação da associação com ações que promovam e colaborem para a qualificação do jornalismo de educação. Além do congresso, realizado anualmente, a Jeduca oferece formações e promove o Edital de Jornalismo de Educação em parceria com o Instituto Itaú Social, entre outras atividades e serviços.

 

Desde que a Jeduca foi fundada, em 2016, é a primeira vez que duas mulheres estarão à frente da associação. 

 

No biênio 2016-2018, Antonio Gois foi eleito presidente e Fábio Takahashi, vice. Os dois foram reeleitos para o período 2019-2020, quando Takahashi e Renata Cafardo passaram a ocupar, respectivamente, a presidência e vice-presidência da associação até junho de 2022.

 

Além da criação do Conselho Curador, foram aprovadas alterações do Estatuto da associação, com o objetivo de adequá-lo ao atual momento, em que a Jeduca completa seis anos de existência, atingindo a marca de aproximadamente 1,6 mil associados, detalhadas a seguir.

 

Conselho Curador

Com a função de assessorar e orientar os demais órgãos da associação (emissão de pareceres, sugestões com relação aos projetos e uso do orçamento) e tendo em vista a preservação da missão, o histórico de gestão e o crescimento da Jeduca, o Conselho será composto por associados fundadores, ex-presidentes e por outros associados indicados pelos próprios Conselheiros, além de jornalistas e profissionais renomados de outras áreas.

Não há um número mínimo ou máximo de conselheiros, nem um tempo determinado para o mandato.

 

Associados

Foram criadas três categorias de associados, a fim de ajustar os direitos e obrigações. Os Associados Fundadores são aqueles que participaram da Assembleia de Constituição da Jeduca em 2016. Os Associados Profissionais são as pessoas físicas que atuam como jornalistas e professores de jornalismo. Os Associados Estudantes são aqueles que cursam jornalismo.

Os associados poderão participar das assembleias e votar após um ano de vinculação com a Jeduca. Nos anos seguintes, só terão direito de participar das assembleias os associados que realizarem as atualizações cadastrais anuais. `

Para participar das eleições e ser votado, serão necessários quatro anos ou mais de associação e estar em dia com as obrigações estatutárias.

 

Presidente, vice-presidente e diretores

Os cargos somente poderão ser ocupados por Associados Fundadores ou Associados Profissionais com pelo menos quatro anos de vinculação com a Jeduca. Antes, somente Associados Fundadores poderiam exercer essas funções.

 

Assembleia Geral

Passa a ser permitido que a Assembleia Geral, órgão máximo de deliberação da Jeduca, seja realizada em formato online.

 

Atualização cadastral

O associado que não efetuar a atualização cadastral durante dois anos poderá ser desligado da Jeduca.

 

Comitês temáticos e regionais

Passa a ser permitida a composição de comitês para o desenvolvimento de ações e projetos específicos.

 

Conheça a nova Diretoria

Renata Cafardo - Presidente

É repórter especial e colunista do Estadão e da rádio Eldorado. É ainda autora de O Roubo do Enem, da editora Record, e ganhadora de mais de vinte prêmios de jornalismo.

 

Mariana Tokarnia- Vice-Presidente

Repórter da Agência Brasil, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Jornalista Amiga da Criança, vencedora dos Prêmio ABMES de Jornalismo e Prêmio Andifes.

 

Cintia Gomes - Diretora 

Cofundadora, editora e correspondente da Agência Mural de Jornalismo das Periferias no Jardim Ângela (São Paulo - SP). Também cofundadora do coletivo Nós, mulheres da periferia.

 

Fábio Takahashi - Diretor

Escreve sobre educação desde 2003. Foi editor do DeltaFolha, núcleo de jornalismo de dados da Folha de S.Paulo. Foi o primeiro estrangeiro escolhido para a Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade Columbia (EUA).

 

José Brito - Diretor

Publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. É diretor do Canal Futura e gerente de Comunicação e Distribuição da Fundação Roberto Marinho.É Conselheiro da Agência Lupa. 

 

Paulo Saldaña - Diretor

Repórter de educação na Folha de S.Paulo. Recebeu dez prêmios de jornalismo com reportagens sobre educação, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Estado, Folha e CNI.

 

Tatiana Klix - Diretora

Diretora do Porvir, plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É também cofundadora do Quero na Escola.

 

Conselho Curador

Antonio Gois

Colunista de educação do jornal O Globo. É autor dos livros Quatro décadas de gestão educacional no Brasil e Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam, ambos pela editora Santillana.

 

 

#jeduca #estatuto #eleição #biênio2022-2024 #assembleiageral

PARCEIROS FINANCIADORES
Fundação Lemann
Fundação Telefônica Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itaú Social
Itaú Educação e Trabalho
Maria Cecilia Souto Vidigal
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Abraji
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
CENPEC
OEI
Porto Lauand
Todos Pela Educação
UNESCO
Moderna
Loures
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO