Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Arquivo pessoal

'Jornalista em Brasília precisa acompanhar políticas públicas'

É o que pensa Flávia Foreque, produtora da TV Globo na capital do país, que cobre educação há seis anos. Ela é a entrevistada do 'Fala, Jornalista', o podcast da Jeduca

11/06/2018
Mariana Tokarnia

Jornalistas que trabalham em Brasília precisam acompanhar com atenção as políticas públicas de educação e não apenas cobrir seu lançamento, diz a produtora da TV Globo na capital do país Flávia Foreque. “É o tipo de matéria simples, mas é uma espécie de serviço até por conta dos gastos de dinheiro público, que é de todos nós, contribuintes brasileiros”, diz a entrevistada desta edição do "Fala, Jornalista" – podcast da Jeduca de entrevistas com profissionais que atuam na área de educação.

 

 

O tema desta edição é a cobertura em Brasília. A cidade concentra o MEC (Ministério da Educação) e os mais diversos órgãos de âmbito federal, o Congresso Nacional, além de organizações internacionais. Em meio a tantas agendas, cobrir educação em Brasília é um desafio.

 

Flávia começou na Folha de S. Paulo e cobre educação desde 2012. No podcast, ela conta um pouco de como é a rotina de cobertura na capital, fala sobre reportagens que marcaram sua carreira e o que aprendeu ao longo dos seis anos no setor.

 

“A gente em Brasília acaba prestando muita atenção quando uma política pública é lançada, até porque isso geralmente acontece no Palácio do Planalto, no MEC, quando uma Base Nacional Comum Curricular é apresentada, quando a Reforma do Ensino Médio vai para o Congresso, quando é lançado um programa como o Mais Médicos. Acho importante acompanhar também: como isso foi implantado? Deu certo?”

 

Para a jornalista, é importante também estar em contato com os mais diversos atores da educação, como professores e estudantes. Eles poderão dizer se os programas e as decisões tomadas na capital realmente chegam na ponta.

 

Leia as reportagens citadas no podcast:

 

Pronatec fecha 2016 com apenas 400 mil inscritos (G1)

 

Quase metade dos devedores atrasa pagamento do Fies (Folha de S. Paulo)

 

Nível de leitura de alunos de 8 anos é considerado baixo em 22 estados (Folha de S. Paulo)

#FalaJornalista #FlaviaForeque #MarianaTokarnia #podcastdaJeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO