Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Divulgação/UFRJ

Lei de Cotas e falta de professor em destaque no #conteprajeduca

Confira quais foram as reportagens publicadas em todo o país durante o mês de junho e início de julho, marcadas com a hashtag

11/07/2022
Ítalo Cosme, Especial para a Jeduca

Os impactos da Lei de Cotas no acesso ao ensino superior, a falta de professores nas universidades federais e em escolas estaduais de ensino médio em São Paulo e as investigações sobre as denúncias de desvio de recurso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foram temas de reportagens de educação durante o mês de junho e início de julho. Confira a seguir as reportagens marcadas com a #conteprajeduca.

 

Crise dos pastores do MEC

Reportagem de Patrik Camporez, Paula Ferreira e Aguirre Talento, para O Globo, trata da compra de material escolar do FNDE com sobrepreço. Já no Estadão, André Shalders e Julia Affonso noticiaram que a CGU instaurou quatro frentes para investigação no FNDE.

 

ICMS e educação

Lucianne Carneiro, para o Valor Econômico, indicou que o teto do ICMS deve gerar perda anual de R$ 21 bilhões à educação. Ana Paula Bimbati, para o UOL, também abordou como o veto de Bolsonaro afeta a educação.

 

Universidades federais

Julia Marques, no Estadão, publicou reportagem que indica que as universidades federais têm déficit de ao menos 11 mil professores e técnicos.

 

Lei de Cotas

Na Folha de S.Paulo, Paulo Saldaña, apresentou dados de pesquisa Datafolha sobre as cotas raciais, informando, por exemplo, que metade dos brasileiros é a favor de cotas.

 

PNE

Ana Paula Bimbati, para o UOL, trouxe dados de relatório que mostram que os indicadores de 9 das 20 metas do Plano de Educação pioraram.

 

Merenda escolar

Luiza Tenente publicou reportagem no G1 que mostra que por “razão humanitária”, escolas têm se arriscado e deixam estudantes levarem merenda para familiares com fome.

 

Professores em SP

Na Folha, Angela Pinho publicou reportagem que mostra que faltam professores para 17% das aulas do novo ensino médio em SP. E, na Carta Capital, Ana Luiza Basílio, informou que o déficit abre caminho para que profissionais sem formação adequada deem aulas na etapa.

 

EJA

Ana Luísa D'Maschio e Marina Lopes produziram reportagem sobre o CIEJA Campo Limpo, em São Paulo, considerada uma das mais inovadoras do Brasil, publicada no Porvir.

 

Formação para EPT

André Antunes, para a EPSJV/Fiocruz, publicou entrevista sobre as Diretrizes para Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

 

Educação no CE

Em reportagem no jornal O Povo, Marília Serpa informou que a unidade prisional do Ceará receberá a primeira Escola de Educação Profissional. No mesmo jornal, outra reportagem abordou o fato de, há 5 anos, 10 cidades manterem os piores indicadores de abandono escolar do Ceará.

 

Educação em PE

Margarida Azevedo contou, no Jornal do Commercio, que duas escolas públicas de Pernambuco estão entre as 50 melhores do mundo.

 

Ensino Superior no RS

No Zero Hora, Marcel Hartmann contou que  unversidades comunitárias querem que o governo do Rio Grande do Sul financie bolsas para alunos de baixa renda.

 

#AnaLuísaD'Maschio #MarinaLopes #Porvir #PatrikCamporez #PaulaFerreira #AguirreTalento #OGlobo #JuliaAffonso #OEstadodeS.Paulo #LucianneCarneiro #ValorEconômico #AnaPaulaBimbati #UOL #PauloSaldaña #FolhadeS.Paulo #LuizaTenente #G1 #AngelaPinho #AnaLuísaBasílio #CartaCapital #AndréAntunes #EPSJV/Fiocruz #MaríliaSerpa #OPovo #ZeroHora #MarcelHartman #MargaridaAzevedo #JornaldoCommercio

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO