Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Unifesspa

Mesa sobre ensino superior abordará cota e barreira do vestibular

Congresso da Jeduca terá debate sobre meios de melhorar qualidade e, ao mesmo tempo, ampliar acesso: só 18% dos jovens de 18 a 24 anos chegam à universidade

21/06/2017
Redação Jeduca

As cotas étnico-raciais e os programas de inclusão social intensificam desafios centrais do ensino superior no Brasil: ampliar o acesso e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade, num cenário onde apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos ultrapassam a barreira do vestibular.  

 

Os caminhos e alternativas possíveis serão debatidos pela jornalista Sabine Righetti e Leandro Tessler, ex-coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na mesa "O que sabemos sobre o ensino superior?", que será realizada no dia 29 às 14 horas no 1º Congresso de Jornalismo de Educação, organizado pela Jeduca. 

 

Outro tema da mesa é o que os indicadores e rankings dizem sobre os cursos de graduação, especialidade de Sabine. Pesquisadora, consultora e jornalista – criou o RUF (Ranking Universitário da Folha) –, ela defendeu no início do ano, no Instituto de Geociências da Unicamp, a tese “Qual é a melhor? Origens, limitações e impactos dos rankings universitários”. Sabine tem especialização em jornalismo científico, mestrado e doutorado em política científica e tecnológica pela Unicamp, onde é pesquisadora associada, e foi finalista do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise.

 

Professor do Instituto de Física da Unicamp, Leandro Tessler tem atuação em temas como ensino superior, mecanismos de acesso e ação afirmativa.  É membro do steering comitee (comitê consultivo) do ranking internacional de universidades QS.

 

 Programe-se:

 

1º Congresso de Jornalismo de Educação

 

Universidade Anhembi Morumbi

 

Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo

 

28 e 29 de junho

 

Inscrições: congresso.jeduca.com.br

#SabineRighetti #LeandroTessler #EnsinoSuperior

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO