A programação completa do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca já está disponível no canal da associação no YouTube.
O evento, realizado em formato online pela primeira vez em 2020, aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro em um site desenvolvido especialmente para as transmissões. O conteúdo ficou disponível para acesso dos inscritos até 23 de novembro. E agora passa a ser acessível a todos os interessados.
A programação do 4.º congresso da Jeduca, intitulado “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, dividiu-se em dois eixos: jornalismo e educação. Todas as mesas enfocaram os impactos da Covid-19 no dia a dia de repórteres e produtores de conteúdo, bem como nas políticas educacionais, no trabalho docente, na relação professor-aluno, entre outros temas, em função da nova realidade imposta pela necessidade do ensino remoto.
Ao todo, foram dez sessões, algumas ao vivo, outras previamente gravadas, para assegurar a qualidade e a estabilidade da transmissão. Além das sessões, a programação incluiu dois minicursos de interesse dos jornalistas que se dedicam à cobertura de educação, “Dados e microdados que ajudam a entender a educação”, com Roberto Padovani, e “O novo Fundeb”, com Claudio Tanno.
A mesa de abertura do congresso, “A credibilidade do jornalismo em tempos de coronavírus”, tratou de questões centrais no atual contexto como a importância da informação de qualidade produzida por profissionais e as estratégias para fazer frente às fake news.
Os desafios do jornalismo no atual cenário também foram tema das mesas “O jornalismo de educação e a pandemia”, “Experiências estrangeiras de cobertura” e “Os desafios do jornalismo independente de educação nos EUA”.
As desigualdades educacionais, os efeitos da pandemia sobre a pauta da educação no contexto das eleições municipais, a retomada das aulas presenciais em outros países, o pensamento conservador na educação e os efeitos da pandemia sobre as universidades federais também foram abordados em sessões do 4.º Congresso.
Confira a seguir os vídeos que estão disponíveis no canal da Jeduca no YouTube:
A credibilidade do jornalismo em tempos de coronavírus, com Cristina Tardáguila (Agência Lupa e International Fact-Checking Network), Fernando de Barros e Silva (Revista Piauí e Foro de Teresina) e Flavia Lima (Folha de S.Paulo). Mediação de Fábio Takahashi (Jeduca e Folha de S.Paulo).
Jeduca entrevista: secretários estaduais e municipais falam sobre educação na pandemia, com Elza Fernandes Ortelhado (Secretária Municipal de Educação de Campo Grande/MS), Getúlio Marques Ferreira (Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte), Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Secretária Municipal de Educação de Manaus/AM), Renato Feder (Secretário de Educação do Estado do Paraná) e Rossieli Soares da Silva (Secretário de Educação do Estado de São Paulo). Mediação de Renata Cafardo (Jeduca e O Estado de S. Paulo).
O jornalismo de educação e a pandemia, com Ítalo Cosme (O Povo - CE), Josué Ferreira (Roraima em Tempo - RR), Marcel Hartmann (Zero Hora – RS) e Paula Ferreira (O Globo e Revista Época). Mediação de Mariana Tokarnia (Jeduca e Agência Brasil).
O coronavírus e as desigualdades educacionais, com Arthur Cabral (Professor em Camaragibe/PE), Fernanda Lopes Cunha (aluna em Barra do Choça/BA), Ida Larruscain (Diretora em Sant'Ana do Livramento/ RS), José Alves da Silva (Unifesp) e Raphael Preto (Jornalista freelancer). Mediação de Cintia Gomes (Jeduca e Agência Mural).
As eleições e a Covid, com Alexsandro Santos (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo), Isabela Palhares (Folha de S.Paulo) e Luiz Miguel Martins Garcia (Undime). Mediação Victor Vieira (Estadão).
Os desafios do jornalismo independente de educação nos EUA e no Brasil, com Sarah Garland (Editora-executiva de The Hechinger Report/EUA). Mediação de Tatiana Klix (Jeduca e Porvir).
A voz conservadora na educação, com Amábile Aparecida Pácios (Fenepe), Anderson Ribeiro Correia (ITA) e Sóstenes Cavalcante (Deputado federal/DEM-RJ). Mediação de Paulo Saldaña (Jeduca e Folha de S.Paulo).
O que será das universidades federais no pós-pandemia?, com Edward Madureira Brasil (UFG e Andifes), Mariana Pezzo (Labi UFSCar) e Nilton Brandão (Proifes). Mediação de Thais Borges (Jeduca e Jornal Correio/BA).
A pandemia e a volta às aulas em diferentes países, com Amit Goren (Israel), Marcela Jara Villavicencio (Chile) e Mario Fiore (Espanha). Mediação de José Brito (Canal Futura).
Experiências estrangeiras de cobertura, com Adie Vanessa Offiong (Abuja, Nigéria), Daarel Burnette II (Education Week, EUA), Leticia Castro (La Diaria, Uruguai. Mediação de Antônio Gois (Jeduca e O Globo).
Mini-curso: Dados e microdados que ajudam a entender a educação, com Roberto Padovani (Compendium Data Science).
Mini-curso: o novo Fundeb, com Claudio Riyudi Tanno (Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados).
Clique aqui para assistir à playlist.
O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação teve o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.