Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Antonio Cruz/Agência Brasil
Outros

Mobilização marca Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Este ano, a Unesco e parceiros, entre eles a Jeduca, enfocam o impacto da era digital sobre o trabalho e a segurança dos jornalistas para celebrar a data, que faz parte do calendário oficial da ONU

02/05/2022
Redação Jeduca

O impacto do avanço da era digital sobre a liberdade de expressão, a segurança dos jornalistas e na privacidade é o tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2022, celebrado em 3 de maio.


A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993 e, no Brasil, as mobilizações estão sendo lideradas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura), em parceria com várias organizações, entre elas a Jeduca.

 
O objetivo é atrair a atenção da sociedade para a importância de uma imprensa livre e independente. A cada ano, é escolhido um tema diferente. O tema deste ano é "Jornalismo sob o cerco digital".


Neste ano, haverá uma mobilização, em várias frentes, envolvendo os parceiros da iniciativa e a sociedade.  Uma das ações é um tuitaço, na terça (3/5), entre 10h e 12h (hora de Brasília). Quem quiser participar, deve utilizar as seguintes hashtags: #diamundialdaliberdadedeimprensa, #imprensalivre, #jornalismosemmedo, e #jornalismoindependente.


Além disso, veículos de comunicação, instituições de ensino, organizações da sociedade civil engajados na ação realizarão ações para debater temas vinculados ao tema deste ano, entre eles: desinformação, segurança dos jornalistas, papel das redes sociais e outros tipos de plataforma na internet e sustentabilidade dos meios de comunicação.  


O objetivo é promover a reflexão e a mobilização em torno de questões que vêm afetando a liberdade de imprensa no cenário atual, como os ataques, ameaças, prisões e a violência virtual a jornalistas, além da falta de transparência e responsabilização das empresas de tecnologia, o que contribui para a disseminação da desinformação e do discurso de ódio.


Outro evento para marcar a data é a conferência anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, de 2 a 5 de maio, em Punta del Este, no Uruguai. É possível participar online do evento. Basta se inscrever aqui.


Além da Unesco e da Jeduca, são apoiadores também da iniciativa a Abraji (Associação Braisleira de Jornalismo Investigativo), Ajor (Associação de Jornalismo Digital), Abert (Associação Brasileira de Emissaoras de Rádio e TV), Aner (Associação Nacional de Editores de Revista), ANJ (Associação Nacional de Jornais), Consulado dos EUA no Brasil e Instituto Palavra Aberta.

 

 

#diamundialdaliberdadedeimprensa #unesco

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO