Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Agência Brasil

Nota da Jeduca sobre o embargo na divulgação da BNCC

Associação lamenta que texto distribuído previamente para a imprensa tenha sofrido alterações sem nenhum aviso, o que prejudicou a qualidade da cobertura do lançamento da Base Nacional Comum Curricular

07/04/2017
Redação Jeduca

A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), cuja missão é colaborar para a ampliação e qualificação da cobertura de educação, é favorável à divulgação com embargo de estudos e documentos complexos que exijam análise aprofundada por parte dos jornalistas. A medida é essencial para compensar a pressão imposta pela necessidade de produzir em curto espaço de tempo, o que é característico do jornalismo.

 

Nesse sentido, a Jeduca lamenta que o texto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) divulgado sob embargo para jornalistas tenha sido alterado depois pelo MEC (Ministério da Educação) sem que isso fosse avisado aos repórteres envolvidos na cobertura.

 

Essa atitude afetou a qualidade da cobertura do lançamento da BNCC, pois duas versões oficiais com textos diferentes circularam na mídia, gerando dúvidas quanto ao teor do documento.

 

O embargo na divulgação da BNCC está ligado a uma mobilização iniciada pela Jeduca. Em setembro do ano passado, a associação divulgou nota na qual criticou a divulgação sem embargo dos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No dia 28 daquele mês a direção da Jeduca foi recebida pelo MEC em Brasília e obteve o compromisso de que a distribuição prévia para a imprensa passaria a ser norma na divulgação de estudos e documentos complexos.

 

A Jeduca reconhece que a cultura da adoção do embargo na área da educação é nova no Brasil e precisa ser aperfeiçoada. Nesse sentido, a associação coloca-se à disposição para discutir formatos e procedimentos para aprimorar o processo de divulgação prévia de documentos e estudos para jornalistas.  

 

#Jeduca #embargo #BNCC #BaseNacionalComumCurricular #MEC

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO