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Nova oficina no Jeduca2024 ajuda jornalistas a escrever sobre bullying

Recente caso de suícidio de estudante com grande repercussão trouxe a tona questões de convivência que serão tema de uma das oficinas; outros mini cursos abordam IA, juventudes e dados educacionais

27/08/2024
Redação Jeduca

Acaba de entrar na programação do 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca nos dias 2 e 3 de setembro, uma nova oficina: “O que é bullying e como diferenciá-lo de outros problemas de convivência na escola?”. Ela será ministrada pela pesquisadora Luciene Tognetta, uma das maiores especialistas no assunto no País, líder do Gepem (grupo de estudos e pesquisas sobre educação moral), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

 

A oficina vai abordar questões como as escolas podem responder à lei 14811, de 2024, que "criminaliza" o bullying, quais as relações do bullying com os sinais de sofrimento emocional crescentes entre os adolescentes e como as pesquisas sobre o assunto podem ajudar jornalistas a escrever sobre novas questões que têm invadido cada vez a educação pública e privada.

 

Ela foi adicionada à programação diante do recente caso de suícidio de um estudante e a repercussão de reportagens sobre o assunto. 

 

Ao contrário das mesas de debate, que terão transmissão ao vivo no site do evento, as oficinas acontecem apenas no congresso presencial e têm vagas limitadas. Elas acontecerão de forma simultânea, na segunda-feira (2/9), entre 17h30 e 19h. É preciso se inscrever pelo site para garantir a vaga (inscrições aqui).

 

Outras três oficinas sobre temas atuais da cobertura fazem parte do Jeduca2024 - elas já estavam com as vagas esgotadas, mas foram liberados novos lugares na tarde desta terça-feira (27/8). O mini curso “Como a IA pode me ajudar em tarefas reais do jornalismo?”, que será conduzida por Luiz Fernando Toledo, jornalista da BBC Brasil em Londres e diretor da Jeduca, dará oportunidade aos participantes de conhecerem ferramentas de Inteligência Artificial que podem ajudar no cotidiano jornalístico.

 

Duas das quatro atividades serão oferecidas por patrocinadores master do congresso. Uma delas é a oficina “O que os dados dizem sobre as juventudes e o trabalho no Brasil?”, que é realizada pela Fundação Itaú.  

 

Na atividade, conduzida por Luana Bunese, Katcha Poloponsky e Raquel Sobral Nonato, os participantes poderão exercitar o fazer jornalístico com os dados e infográficos da plataforma QEdu Juventudes e Trabalho.

 

O Instituto Sonho Grande e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) organizam a oficina “Conheça e aprenda a analisar alguns dos principais indicadores da educação brasileira”, segunda atividade de patrocinador master.

 

Nela, os jornalistas irão explorar a plataforma Qedu, aprender a analisar indicadores e avaliações educacionais, como Ideb e Saeb, e entender como usar os dados da sua localidade para desenvolver pautas jornalísticas. Lecticia Maggi e Lucas Landin, ambos do Iede, ministram a atividade. 

 

Anteriormente, estava prevista uma oficina sobre dados étnico-raciais, que seria organizada pela Fundação Lemann. A atividade não será mais oferecida devido a uma alteração de agenda da organização.

 

Saiba mais sobre o congresso e faça sua inscrição aqui.

 

O 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca conta com o patrocínio master de Fundação Itaú, Fundação Lemann e Instituto Sonho Grande, patrocínio ouro de Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Unibanco, patrocínio prata de Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Santillana Educação e Imaginable Futures e apoio da Fecap, Canal Futura, Colégio Rio Branco e Loures Consultoria. O evento conta também com o apoio institucional da Abraji (Associação de Jornalismo Investigativo), Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo), Ajor (Associação de Jornalismo Digital), Coalização em Defesa do Jornalismo, Instituto Palavra Aberta, Jornalistas&Cia e Unesco Mil Alliance.

 

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