Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Sumaia Vilela/Agência Brasil
#conteprajeduca

Novo Fundeb e desigualdade racial são destaques da cobertura

Além desses temas, o decreto 10.502, que cria a Política Nacional de Educação Especial, foram marcadas com a #conteprajeduca nas redes sociais

14/12/2020
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

A pandemia continuou tendo destaque no noticiário de educação em novembro, agora, com foco na retomada presencial das aulas.

 

Além disso, o novo Fundeb, as desigualdades, especialmente as raciais em função do Dia da Consciência Negra, comoemorado em 20 de novembro, foram tema de matérias.

 

Pandemia e aulas presenciais

Na Folha de S.Paulo, Paulo Saldanã publicou a reportagem “Para forçar volta à escola, MEC resiste em homologar permissão de aula remota até fim de 2021”.

 

A repórter Renata Cafardo é a autora de reportagem no Estadão, que mostra que a maior parte das escolas que participaram de um levantamento do jornal tiveram até 2 casos de Covid-19, após um mês de reabertura.

 

Na Agência Brasil, Mariana Tokarnia publicou uma reportagem sobre os desafios dos novos prefeitos relacionados à retomada das aulas presenciais.

 

No Ceará, as escolas privadas estão se organizando para ampliar as aulas presenciais, informa Ítalo Cosme em matéria do jornal O Povo.

 

Em reportagem no Correio do Lavrado, de Roraima Vanessa Vieira conta como é o processo de envio de material escolar para estudantes brasileiros e venezuelanos que residem na região de fronteira.

 

O site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, ligada à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicou entrevista do jornalista André Antunes com Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), sobre o manifesto conjunto da associação com a Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) sobre a importância da articulação entre saúde e educação no contexto da pandemia de Covid-19.

 

Novo Fundeb

O relatório sobre a regulamentação do novo Fundeb não incluiu as escolas privadas sem fins lucrativos no escopo para receber recursos do fundo, informa Paulo Saldaña na Folha.

 

O jornalista André Antunes entrevistou Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação sobre o relatório de regulamentação do Fundeb no site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

 

Decreto 10.502

O repórter da Folha de S.Paulo Paulo Saldaña é o autor da matéria “MEC vai receber denúncias de recusa de matrículas após decreto sobre educação especial”.

 

Dia da Consciência Negra

Levantamento do Delta Folha, da Folha de São Paulo, mostra que apenas 1 em cada 10 alunos de escolas privadas de São Paulo é negro.

 

Enem Digital

Em matéria da Folha, Paulo Saldaña noticiou que, a dois meses do Enem digital, o governo não fechou o contrato para a aplicação do exame.

 

Eleições municipais

O jornalista Raphael Preto Pereira publicou, no site Papo de Mãe, reportagem que mostra que metade dos professores candidatos é mulher.

 

Educação profissional, ensino médio e desigualdades, agenda do ministro

O site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio publicou uma reportagem sobre a formação profissional a distância e sobre o novo catálogo nacional de cursos técnicos, assinadas por Cátia Guimarães e André Antunes.

 

O Povo (CE) publicou uma matéria de Laís Oliveira mostrando que a taxa de acesso ao ensino médio no Ceará é a maior do Nordeste. No mesmo jornal, Ítalo Cosme publicou reportagem sobre as desigualdades educacionais no Ceará.

 

Paulo Saldaña é o autor da reportagem “Visto como decorativo, ministro da Educação privilegia viagens e agendas com Bolsonaro”.

 

O EducaPodCast, coordenado por Ricardo Berlitz, reúne educadores e músicos para falar sobre educação.

#renatacafardo #paulosaldaña #raphaelpretopereira #papodemãe #opovo #oestadodes.paulo #marianatokarnia #laísoliveira #italocosme #folhades.paulo #educapodcast #escolapolitécnicadesaúdejoaquimvenâncio #correiodolavrado #deltafolha #cátiaguimarães #andréantunes #agênciabrasil #ricardoberlitz #vanessavieira

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO