Na terça-feira (3/12), a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) realiza, em parceria com a Jeduca, um webnário para apresentar os resultados o Pisa 2018 – data do lançamento oficial do relatório. A transmissão será das 10h às 11h, horário de Brasília.
O Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - é uma avaliação comparada internacional do desempenho de estudantes na faixa dos 15 anos. As avaliações são realizadas a cada três anos e abrangem as áreas de Leitura, Matemática e Ciências. Em cada edição, uma delas recebe mais ênfase. Em 2018, a ênfase do Pisa foi em Leitura.
Para participar do webnário, é preciso fazer o cadastro com antecedência na plataforma GoTo Webnar. Após o registro, será enviado um e-mail de confirmação para os inscritos.
A OCDE também vai enviar o relatório do Pisa 2018 sob embargo para jornalistas 24 horas antes do lançamento oficial. A previsão é o que o relatório chegue à caixa de e-mail por volta de 8h da segunda-feira (2/12).
O embargo dura até o lançamento oficial do relatório do Pisa 2018, na terça (3/12), às 9h, horário de Paris - o que corresponde às 5h no Brasil.
Para receber o relatório, é preciso enviar um e-mail para embargo@oecd.org. Além do relatório completo, os jornalistas receberão a "country note" do Brasil, com os resultados específicos para o país. Quem descumprir o embargo, será excluído da lista e não receberá mais estudos da OCDE com antecência. Outra regra importante: não é permitido repercutir os resultados antes do lançamento oficial na terça-feira.
.
Sobre o Pisa 2018
O Pisa é um exame amostral. Em 2018, participaram 600 mil estudantes de 79 países – desses, 37 são países-membros da organização e 42 parceiros. Essa amostra corresponde a 32 milhões de adolescentes de 15 anos.
O Brasil participa do Pisa como parceiro. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é o responsável pela aplicação do exame. Em 2018, cerca de 11 mil estudantes brasileiros fizeram a prova.
O objetivo do Pisa não é avaliar se os estudantes assimilaram o conteúdo, mas verificar se as escolas estão preparando, de maneira adequada, os jovens para a vida adulta.
O Pisa entende leitura como a capacidade de aplicar o conhecimento e habilidades em áreas-chave, além de analisar, interpretar e solucionar problemas numa variedade de situações. Também considera a capacidade de comunicar de maneira efetiva.
Quem quiser saber mais sobre o exame, pode acompanhar esta apresentação (em inglês) de Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, na qual ele fala sobre o Pisa.
Antes do lançamento, na quarta-feira (27), haverá um webnário preparatório (em inglês), "PISA Q&A webinar - Do you really know what PISA is about?", ministrado por Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE. O evento começa às 9h, horário de Brasília. Para participar, é preciso fazer a inscrição.
(Texto atualizado em 28/11/2019)