Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congresso
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Cursos

Oficina gratuita ensina como usar a LAI em pautas de educação

Iniciativa, voltada para jornalistas e estudantes da área, é uma parceria da Jeduca e agência de dados independente Fiquem Sabendo

22/11/2021
Redação Jeduca

A Jeduca realiza, em parceria com a Fiquem Sabendo, a oficina “Como usar a Lei de Acesso à Informação para cobrir educação” no dia 7 de dezembro, às 11h. A oficina é gratuita e exclusiva para jornalistas ou profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 6. A oficina terá duração de uma hora e meia.

 

A oficina será ministrada pelo jornalista Léo Arcoverde, cofundador da Fiquem Sabendo e produtor de reportagem da Globo News. A Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente e especializada na LAI.

 

Além de detalhar a LAI e aspectos da organização e da legislação educacional, a oficina enfocará alguns temas da cobertura jornalística de educação a partir da perspectiva da Lei de Acesso à Informação.

 

Assim, os participantes terão acesso a informações sobre o funcionamento de programas, onde e como obter dados relacionados a eles, sugestões de como utilizar a LAI em pautas, além de conhecer reportagens e levantamentos.

 

Serão abordados temas como filas na Educação Infantil, metas do Plano Nacional de Educação (PNE), cruzamento de dados sobre violência nas escolas, orçamentos da educação nacional, a crise econômica e o impacto no financiamento da educação pública, transporte escolar e a covid-19 nas escolas e a retomada do ensino presencial

 

Os inscritos receberão o link da oficina por e-mail e os participantes terão direito ao certificado. 

 

Educação na WikiLAI

A oficina marca outra parceria da Jeduca com a Fiquem Sabendo: a organização de uma seção especial sobre LAI na Educação na WikiLAI, nova plataforma da Fiquem Sabendo em formato wiki com todas as informações para o acesso a dados públicos no Brasil. A seção LAI na Educação apresenta dez verbetes com tutoriais para acesso a dados públicos, modelos de pedidos e recursos, entre outras orientações para cobrir temas educacionais. 

 

Os verbetes orientam como acessar informações sobre o Censo Escolar, Covid-19 nas escolas, merenda e transporte escolar, violência nas escolas, bolsas e auxílios para pesquisas, além de dívidas do Fies, fila em creches, fraudes em cotas e no Currículo Lattes. O material forma um repositório de consulta rápida na internet, com exemplos práticos e atualização constante. 

-----

Serviço

O que: Oficina “Como usar a Lei de Acesso à Informação para cobrir educação”, com Léo Arcoverde (Fiquem Sabendo/Globo News)

Quando: 7/12 (terça-feira), das 11h às 12h30 

Onde: online, inscrições gratuitas para jornalistas, profissionais da imprensa e estudantes de jornalismo pelo link

 

#LeideAcessoàInformação #LAI #FiquemSabendo #

PARCEIROS FINANCIADORES
Fundação Lemann
Fundação Telefônica Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itaú Social
Itaú Educação e Trabalho
Maria Cecilia Souto Vidigal
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Abraji
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
CENPEC
OEI
Porto Lauand
Todos Pela Educação
UNESCO
Moderna
Loures
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO