Atualizado em 30/10/2024, às 17:40
A Jeduca divulga nesta quinta-feira (5/9) o resultado da Categoria Jornalista do 6º Edital de Jornalismo de Educação, projeto realizado em parceria com a Fundação Itaú. Doze jornalistas de quatro regiões do país irão desenvolver as oito pautas selecionadas.
Os jornalistas receberão bolsas de R$ 10 mil para produzirem reportagens ou séries de reportagens de educação que, conforme o edital, devem ser publicadas até 15 de dezembro.
As pautas foram selecionadas a partir de um universo de 69 propostas apresentadas e avaliadas pela Comissão Julgadora e Editorial, composta pelos jornalistas Denise Chiarato, coordenadora do grupo, Eduardo Geraque, Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier.
Diante das enchentes que atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul e da crise climática, cinco das pautas foram selecionadas priorizando a escolha de profissionais do estado do RS ou a abordagem dos impactos da crise climática na educação, como está previsto no edital.
Para Denise, as pautas refletem o momento decisivo atual na educação, que envolve a crise climática, excesso de professores temporários, gravidez precoce e resiliência indígena. Outro diferencial da edição é que as pautas propõem e sugerem formas de enfrentar uma realidade que considera óbvia.
“Precisamos nos preparar para o que já está sendo enfrentado no dia a dia das escolas e debater políticas públicas que valorizem o professor, deem apoio aos estudantes mais vulneráveis e valorizem toda a forma de conhecimento”, ressaltou Chiarato, que disse também estar empolgada com o conjunto de pautas propostas.
Confira as pautas selecionadas no 6º Edital de Jornalismo de Educação:
Impactos da crise climática no dia a dia de escolas em diferentes estados, por Ana Luisa D´Maschio (São Paulo/SP) e Ruam Oliveira (Serrinha/BA) para o Porvir.
Impactos da seca na educação em Boa Vista do Ramos, no Amazonas, por Elizabeth Cavalcante (Manaus/AM) e Hanne Assimen (Manaus/AM) para o jornal A Crítica (AM).
Impactos da migração de alunos pós-enchentes no Rio Grande do Sul, por Emilene Lopes (Guaíba/RS) para o Colabora.
O problema da evasão nas escolas gaúchas pós-inundações, por Isabella Sander (Porto Alegre/RS) para o jornal Zero Hora (RS).
"Aula vaga": a precarização da carreira docente em Sergipe, por Cristian Goés (Aracaju/SE) e Ana Paula Rocha (Aracaju/SE) para o Mangue Jornalismo.
Desafios da educação no Rio Grande do Sul de antes e pós-inundações, por Naira Hofmeister (Porto Alegre/RS) e Silvia Lisboa (Porto Alegre/RS) para o Matinal Jornalismo.
Gravidez na adolescência e evasão escolar, por Tatiane Calixto (Cubatão/SP) para a Nova Escola.
Ações inovadoras para combater os desafios relacionados à Lei de Cotas, por Vitória Faria (Porto Velho/RO) para o Amazônia Vox.