Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alexandre Ondir/Todos Pela Educação

Plano Nacional de Educação é tema de série de webinários

Projeto "De Olho no PNE", parceria da Jeduca com o Todos Pela Educação e o Observatório do PNE, começa na terça-feira (16/1) com debate sobre a importância institucional do PNE e os desafios para implementá-lo

12/01/2018
Redação Jeduca

 

A Jeduca inicia na terça-feira (16/1) uma série mensal de webinários sobre o Plano Nacional de Educação, em parceria com o movimento Todos Pela Educação e o OPNE (Observatório do PNE). O objetivo básico do projeto "De Olho no PNE" é contribuir  para qualificar a cobertura jornalística de educação. A cada mês, diferentes convidados vão debater sobre o PNE e suas 20 metas. Os jornalistas também vão receber informações sobre o uso da plataforma do OPNE, criada para facilitar o acompanhamento da execução do Plano.

 

Na terça-feira, às 10 horas, será transmitido o primeiro episódio, com a participação de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, e Mariana Alcalay, especialista em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O evento terá mediação do jornalista da Jeduca Sergio Pompeu.

 

O webinário servirá como introdução à série e vai abordar a importância institucional do PNE, levando em conta a sua construção coletiva e os desafios para cumpri-lo. As convidadas também falarão sobre a relação do plano com o “ODS 4 – Educação de Qualidade”, que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

 

O PNE é uma lei ordinária (lei nº 13.005/2014), com vigência de 10 anos a partir de sua promulgação, que ocorreu em 25 de junho de 2014. Ele estabelece 20 metas para todos os níveis da educação brasileira, da creche ao ensino superior, a serem cumpridas até 2024. O PNE propõe 254 estratégias para atingir as metas, além de diretrizes e artigos.

 

Já os ODS são uma agenda mundial lançada em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável para combater a pobreza, a desigualdade e as mudanças climáticas. Na cúpula, foram definidos 17 objetivos e 169 metas, com prazo de implementação até 2030.

 

Todos os webinários serão transmitidos pelo canal da Jeduca no YouTube. O segundo será realizado no dia 20 de fevereiro e trará discussões sobre a meta 1 do PNE, que trata da Educação Infantil.

Confira abaixo textos e materiais de referência para aprofundamento nos temas:

 

PNE

 

Lei 13.005/2014: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm

 

Observatório do PNE: www.opne.org.br

 

Planejando a próxima década: http://pne.mec.gov.br/

 

ODS

 

Nações Unidas: https://nacoesunidas.org/pos2015/

 

Unesco:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/

 

Matéria

 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-06/plano-nacional-de-educacao-completa-tres-anos-com-apenas-20-das-metas

 

#Unesco #PriscilaCruz #TodospelaEducacao #PNE #PlanoNacionaldeEducacao #OPNE #ObservatoriodoPNE #

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO