Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Wilson Dias/Agência Brasil
Guias e Miniguias

Publicação aborda desafios da Educação Infantil e do EF1

Publicação da Jeduca, em parceria com a Fundação Santillana e editora Moderna, aborda educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, além dos desafios no contexto da pandemia

06/10/2020
Redação Jeduca

(Atualizado em 8/10/2020)

 

A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental são as fases da educação básica que geralmente ficam sob a responsabilidade dos municípios. A legislação estabelece que a primeira delas é responsabilidade integral das prefeituras. Já a segunda pode ser ofertada pelos estados e municípios, mas estes tendem a concentrar a oferta. Por isso, são pontos de atenção importantes da cobertura jornalística das eleições de 2020.

 

Para subsidiar os jornalistas nessa tarefa, a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) lança, nesta no próximo dia 8 de outubro, o “Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental - Guia de Cobertura”, em parceria com a Fundação Santillana e Editora Moderna.

 

O guia aborda detalhadamente as características e os desafios dessas etapas, além de incluir capítulos sobre o impacto da pandemia de Covid-19, dicas para entrevistar crianças e uma seleção de fontes onde podem ser encontrados dados sobre educação infantil e ensino fundamental.

 

As dicas de cobertura permeiam toda a publicação e, além disso, existem seções específicas com sugestões e orientações para os jornalistas sobre o papel dos municípios, educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e educação no contexto da pandemia.

 

O guia pode ser baixado gratuitamente aqui. Há também uma versão acessível, com recursos para aumentar o tamanho das letras, intensificar o contraste e leitura por voz artificial (arquivo em Epub3 que pode ser lido pelo Readium, uma extensão do Chrome) no site da Fundação Santillana, que pode ser baixada aqui.

 

Para marcar o lançamento da publicação, foi realizado um webinário com o jornalista Victor Vieira, autor do guia e editor-assistente do jornal O Estado de S. Paulo. O evento aconteceu no contexto do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação (saiba mais aqui).

 

Veja o webinário:

 


 

 

 

#victorvieira #guia #fundaçãosantillana #educaçãoinfantil #educação #editoramoderna #4.ºcongressointernacionaldeeducaçãodajeduca #anosiniciaisdoensinofundamental ##jeduca2020

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO