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Camila Lima/Porvir
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Reportagens do 4º Edital abordam educação em áreas vulneráveis

Pautas selecionadas no Edital de Jornalismo de Educação tratam da EJA, cotas étnico-raciais, educação no campo, impactos de desastre ambiental na educação, hip hop em escolas e monitoramento digital de alunos

02/12/2022
Redação Jeduca

(Atualizado em 19/1/2023)


As seis reportagens resultantes das pautas selecionadas no 4º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca e Itaú Social trazem um panorama dos desafios e possibilidades da educação, envolvendo grupos e territórios vulneráveis.

 

Das dificuldades enfrentadas por estudantes indígenas cotistas para permanecer na universidade até a importância do hip hop para o fortalecimento do vínculo escolar em áreas periféricas do Rio de Janeiro - passando pela EJA (Educação de Jovens e Adultos), educação no campo em Santarém (PA), o impacto de um desastre ambiental em escolas públicas de Maceió (AL) e  os riscos cibernéticos envolvidos no uso de aplicativos educacionais por estudantes - as reportagens dão visibilidade a problemáticas e realidades específicas, que reverberam em temas centrais do debate educacional.

 

Confira a seguir as reportagens do 4º Edital de Jornalismo de Educação:

 

Série “Indígenas e ensino superior no Mato Grosso do Sul”, de Carla Gavilan, Campo Grande (MS), Primeira Página - Grupo TV Morena.

As reportagens enfocam a baixa taxa de conclusão entre estudantes indígenas cotistas, as histórias de duas jovens que se formaram em Direito e em Medicina, além da trajetória de outra jovem indígena que se sentiu estimulada a seguir nos estudos, após conhecer Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz em 2012.


Confira os bastidores da reportagem no vídeo abaixo:




Série “Educação no campo em Santarém”, de Daniela Pantoja e Liege Costa, Santarém (PA), Rede de Notícias da Amazônia.

Em quatro reportagens publicadas em formato de podcast, as jornalistas traçam um panorama da educação no campo no Brasil, o funcionamento da Casa Familiar Rural da Comunidade em Santa Maria do Eixo-Forte, no Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grandelocalizadas em Santaréme, e na Comunidade do Prata, em Belterra.


Confira os bastidores desse especial no vídeo abaixo:



 

Série “Cultura de rua e educação na Baixada Fluminense”, de Fabio Leon, Nova Iguaçu (RJ), Rio On Watch.

Duas reportagens relatam a experiência de três projetos ligados ao Movimento Hip Hop em escolas públicas da Baixada Fluminense. A primeira analisa as origens do movimento e as possibilidades de mudança no ensino e no cotidiano de escolas através do hip hop. A segunda aprofunda uma experiência no município de Duque de Caxias.


Confira os bastidores abaixo:




Série “Educação e meio ambiente em Maceió”, de Jean Albuquerque e Géssika Costa, Maceió (AL), Pública Agência de Jornalismo Investigativo.

Os impactos de um acidente ambiental causado pela exploração de sal-gema pela empresa Braskem na capital de Alagoas é tema se uma série publicada no portal Olhos Jornalismo A primeira apresenta o cenário geral, a segunda fala sobre os impactos emocionais e na vida comunitária e a terceira enfoca os efeitos sobre a vida escolar de crianças e adolescentes. A Agência Pública reproduziu uma versão da reportagem. O material também foi publicado no Observatório da Mineiração.



 

Série “Desafios e perspectivas da EJA no Brasil”, de Marina Lopes e Ana Luísa D'Maschio, São Paulo (SP), Porvir.

Quatro reportagens, de um lado, o esvaziamento da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em função da retração dos investimentos e ausência de políticas públicas, e, de outro, histórias e experiências que evidenciam a importância da modalidade na dimensão individual e para a promoção do aumento da escolarização e o enfrentamento do analfabetismo. A primeira reportagem mostra o cenário de corte de investimentos, a segunda relata a experiência da Escola de Referência em Ensino Fundamental Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó (PE), a terceira reportagem aborda a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul e a quarta relata diversas histórias de vida de pessoas que avançaram nos estudos após passarem pela EJA.



 

Reportagem “Games educacionais e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, de Renata Aquino, Fortaleza (CE), Showmetech.

A matéria analisa os riscos - de monitoramento e de coleta de dados pessoais - a que estudantes estão sujeitos ao utilizarem aplicativos, games educativos e outras ferramentas online que vêm sendo incorporadas à educação. 





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