As reportagens resultantes das oito pautas selecionadas pelo 6º Edital de Jornalismo de Educação, realizado pela Jeduca em parceria com a Fundação Itaú, exploram efeitos de desastres climáticos e os desafios da educação pública.
Nesta edição, três pautas retratam como as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano, afetaram a educação no estado. Os temas das reportagens são a migração de estudantes gaúchos para outros lugares após a tragédia, o aumento na evasão escolar e abandono e os desafios da educação gaúcha antes e após a tragédia.
Ainda no âmbito da crise climática, duas pautas discutem os impactos da estiagem na educação do município de Boa Vista do Ramos, no Amazonas, e a preparação de escolas para lidar com o tema e seus impactos.
As outras propostas abordam o cenário da carreira docente na rede estadual de Sergipe e a evasão escolar e a gravidez na adolescência.
Confira abaixo as reportagens que já foram publicadas fruto das pautas selecionadas pelo 6º Edital de Jornalismo de Educação:
Em quatro reportagens, a série especial explora o cenário geral de abandono e evasão no Rio Grande do Sul após as inundações, a realidade nas escolas do interior e na região metropolitana e ações de busca ativa das redes de ensino para recuperar os estudantes. A jornalista também falou sobre a pauta em programa da Rádio Gaúcha. Assista aqui.
"Essa era uma pauta que precisava desse olhar mais aprofundado para conseguirmos identificar e criar um raio-x tão necessário de um assunto que já é pauta há muito tempo, a questão do abandono e da evasão escolar", afirmou Isabella.
Uma das reportagens da série explora as dificuldades de deslocamento de estudantes e professores devido à estiagem e a retomada de um projeto que visa minimizar os impactos na aprendizagem em Boa Vista do Ramos, no Amazonas. A outra discute os desafios de identificar e acompanhar os estudantes que estão fora da escola no contexto da migração rural.
A série especial enfoca a migração de estudantes gaúchos após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Em quatro reportagens, a repórter traz dados de transferência de estudantes obtidos via Lei de Acesso à Informação, aprofunda como foi a adaptação dos alunos, os efeitos na saúde mental e a situação daqueles que migraram para o Litoral Norte do estado.
A primeira matéria explica o conceito de escolas resilientes, explorado na série de reportagens. Na segunda reportagem, os jornalistas exploram ações de apoio socioemocional implementadas em uma escola estadual localizada em Petrópolis (RJ), município atingido por tempestades e deslizamentos de terra, em 2022. A terceira matéria aborda projeto que propõe a discussão sobre mudanças climáticas no ensino médio em uma escola de Belém (PA), cidade que receberá a COP30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) em 2025. A adaptação de currículo em escola localizada em Santa Quitéria, no Ceará, é tema da quarta reportagem. Por fim, a quinta reportagem mostra a trajetória de duas escolas, uma no Rio e outra em São Paulo, que possuem infraestrutura sustentáve.
Há 12 anos sem concursos públicos para professores, a rede estadual de Sergipe enfrenta o êxodo de professores e o aumento de contratos temporários. Esse é o tema da primeira reportagem da série especial. A segunda matéria mostra como os professores concursados estão adoecendo. A terceira reportagem aborda os impactos dessa realidade para os estudantes do ensino médio e para os graduandos de cursos de licenciatura no estado.
Tendo como ponto de partida a trajetória de uma escola estadual localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, afetada pelas enchentes de 2024, a matéria discute as políticas educacionais da última década, os efeitos da pandemia de Covid-19 e os desafios da educação gaúcha, incluindo a precarização da carreira docente e queda no aprendizado dos estudantes.
A série de reportagens aborda a gravidez na adolescência, segunda maior causa de evasão escolar entre as meninas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2023 (Pnad). A primeira matéria trata da falta de acolhimento nas escolas, um fator que contribui para que estudantes grávidas abandonem os estudos. A segunda discute o papel das instituições de ensino no combate à evasão escolar, enquanto a terceira aborda a importância da educação sexual no ambiente escolar e a resistência em torno desse tema.