Da educação básica ao ensino superior, as reportagens resultantes das pautas selecionadas pelo 7º Edital de Jornalismo de Educação, projeto da Jeduca em parceria com a Fundação Itaú, exploram desafios e questões emergentes da educação brasileira.
Os temas abordados incluem a falta de climatização das salas de aula, o fenômeno das deep nudes de IA no ambiente escolar, a disseminação de informações sobre o agronegócio em escolas, o avanço acelerado dos cursos de medicina, entrada e permanência de pessoas com mais de 30 anos nas universidades, o ensino de cultura afro-brasileira e indígena em cursinhos de São Paulo, os desafios da educação escolar indígena diferenciada no Maranhão e os impactos do programa de prevenção às drogas em Minas Gerais.
As pautas, que foram desenvolvidas com apoio do Edital (cada bolsa recebeu o aporte de R$ 10 mil), foram apuradas e produzidas desde setembro. Confira abaixo as reportagens que já publicadas:
Como o agro quer controlar o que é ensinado nas escolas gaúchas, de Brenda Fernández (Porto Alegre, RS), para Matinal Jornalismo
A grande reportagem investiga como organização privada tem buscado alterar a forma como o agronegócio é ensinado em escolas e universidades públicas gaúchas e paulistas. A matéria detalha como funcionam as frentes do projeto, que envolvem a formação de professores e mudanças em livros didáticos, e traz a perspectiva de pesquisadores e especialistas.
.png?1765810919744)
Créditos da imagem: Isabelle Rieger
Deep nudes revelam falhas na proteção de meninas no ambiente escolar, de Carol Macário (Florianópolis/SC) e Victor Terra (Rio de Janeiro/RJ), para Lupa
Na reportagem, os jornalistas exploram o fenômeno das deep nudes, imagens de pessoas nuas feitas através de tecnologias de inteligência artificial (IA), em escolas de Belo Horizonte (MG). A matéria retrata um cenário marcado pela falta de dados sobre casos em colégios brasileiros, pelo silenciamento das escolas e pelo fato de plataformas lucrarem com aplicativos de IA, enquanto ainda faltam legislações específicas para lidar com o problema.
Imagem: reprodução
Série de reportagens sobre a expansão dos cursos de medicina no ensino superior, de Bárbara Schroeder (São Bento do Sul/SC) e Felipe Bramucci (Piracicaba/SP), para Folha de S.Paulo
O aumento acelerado dos cursos de medicina é o tema de uma série de duas reportagens. A primeira matéria aborda a expansão de cursos abertos por via judicial em várias cidades e a questão da qualidade dessas formações, trazendo a visão de especialistas sobre o processo de autorização pelo MEC (Ministério da Educação). A segunda matéria trata da desproporção entre o crescimento dos cursos de medicina e a oferta de vagas em residência médica, que tem impulsionado o aumento de cursos de especialização sem titulação, entre outras consequências.
.jpg?1765811122816)
Créditos da imagem: Jardiel Carvalho - 23.nov.23/Folhapress
Aos 30+, mulheres das periferias de Salvador escrevem seus caminhos na universidade, de Bruna Rocha, (Salvador/BA), para o Entre Becos
A reportagem conta as histórias de duas mulheres com mais de 30 anos e suas trajetórias no ensino superior. A matéria mostra como as entrevistadas, moradoras de áreas periféricas de Salvador (BA), conciliaram trabalho e maternidade para retomar os estudos, os desafios que enfrentaram nesse processo e os impactos em suas famílias. Ao longo do material, a jornalista também traça, com base em dados, um panorama do acesso ao ensino superior por estudantes afrodescendentes na Bahia.

Créditos da imagem: Jailton Souza / Entre Becos 2025