Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
LinkedIn

Repórter do portal Porvir vence Prêmio Cambridge

Marina Lopes foi escolhida entre 14 participantes e vai visitar universidade; prêmio oferecido pelo Cambridge Assessment English tem como meta estimular produção de pautas associadas ao ensino da língua inglesa

15/10/2018
Marta Avancini

A jornalista Marina Lopes foi a vencedora do Prêmio Cambridge English de Jornalismo Educacional e visitará a Universidade de Cambridge para conhecer o departamento de exames e avaliação da universidade, além participar de reuniões sobre ensino, aprendizagem e avaliação de inglês.

 

Oferecido a associados da Jeduca pelo Cambridge Assessment English, departamento da instituição responsável pela certificação de proficiência em inglês e pela formação de professores, o prêmio tem o objetivo de atrair a atenção de jornalistas para a produção de pautas relacionadas ao ensino da língua inglesa.

 

Marina foi a escolhida entre 14 participantes. A seleção da proposta vencedora foi realizada por um júri composto por quatro pessoas, integrantes do Cambridge Assessment English no Brasil e da Jeduca. A avaliação considerou critérios como precisão, insight, habilidade jornalística e engajamento.

 

Marina, que trabalha no portal Porvir, especializado em inovação educacional, pretende fazer uma reportagem mostrando “o que há de errado” com o ensino de inglês nas escolas públicas brasileiras e como educadores de diferentes regiões do país estão inovando para aproximar a língua dos estudantes.

 

Ela conta que a ideia surgiu de um estudo realizado pelo British Council que aponta o baixo nível de conhecimento da língua inglesa entre docentes brasileiros. Outra fonte de inspiração foi o contato com um professor do Ceará, que criou um centro comunitário que funciona dentro da escola onde leciona para aproximar os estudantes do inglês.

 

“No Brasil, os alunos têm exposição à língua inglesa durante alguns anos e mesmo assim não se tornam fluentes. Quero compreender por que isso acontece e, ao mesmo tempo, identificar práticas, como a do professor cearense, que ajudam a mudar essa realidade”, diz.

 

Para Ana Luisa Bartholo, diretora de Marketing da Cambridge Assessment English no Brasil, a primeira edição do prêmio superou as expectativas.

 

“Recebemos conteúdos de altíssima qualidade e o painel avaliador das propostas de pauta teve a desafiadora missão de escolher a melhor delas. A vencedora apresentou o trabalho que obteve a maior pontuação, mas vale parabenizar os demais 13 participantes pelas suas ideias.” Segundo Ana Luisa, esse é um indicativo do grande potencial na imprensa especializada em educação para abordar as questões relacionadas ao ensino de inglês.

#PortalPorvir #PrêmnioCambridgeEnglishdeJornalismodeEducacao #MarinaLopes #AnaLuisaBartholo #CambrigeAssessmentEnglish

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO