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Marcelo Camargo/Agência Brasil
#conteprajeduca

Saída de Weintraub e financiamento da educação no #conteprajeduca

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30/06/2020
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

Em reportagem para O Globo, Paula Ferreira analisa o impacto da suspensão das aulas presenciais sobre a alfabetização de crianças e o programa sobre o tema, lançado pelo MEC em fevereiro.

 

O envio de projeto ao Congresso Nacional sobre o Future-se, proposto pelo MEC para arrecadar recursos para as instituições federais de ensino superior, foi tema de matérias de Paulo Saldaña na Folha e de Elida Oliveira no G1.

 

Saldaña publicou a matéria "Gasto federal em educação cai desde 2016 e pressiona estados e municípios" na Folha de S.Paulo, que trata do enxugamento de recursos da União para a área e revelou que a maior parte dos gastos do MEC em 2020 corresponde a orçamento não executado no ano passado.

 

Em sua coluna quinzenal no jornal O Estado de S. Paulo, a jornalista Renata Cafardo comenta sobre as movimentações do MEC nas últimas semanas e desde o início do governo Bolsonaro, marcado por "decisões que mudam a cada minuto, tuítes cheios de ofensas, jogo político e ideológico".

 

Em matéria, Renata analisou a gestão e a reação da área da educação diante da saída de Abraham Weintraub do MEC (Ministério da Educação) e apresentou um perfil de Renato Feder, que chegou a ser cotado para assumir a pasta.

 

A jornalista também noticiou que as universidades estaduais paulistas vão manter as aulas remotas durante o segundo semestre deste ano e os resultados de uma pesquisa realizada pelo Iede e Instituto Rui Barbosa que mostra que 82% das redes municipais estão oferecendo algum conteúdo a seus alunos durante o isolamento social.

 

Elida Oliveira também é a autora de matéria sobre a enquete para escolher as novas datas do Enem e de reportagem que mostra que 40% dos alunos da rede pública não têm computador ou tablet em casa, ambas publicadas no G1.

 

Numa matéria no site do Porvir, Maria Victória Oliveira e Vinícius Oliveira ouviram estudantes de ensino médio sobre suas experiências com as aulas remotas. E pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) identificaram erros sobre a história da África em material distribuído a estudantes para atividades durante o isolamento social, informa Ana Luiza Basílio na Carta Capital.

 

Em entrevista a Viviane Tavares do site da EPSJV Fiocruz, o professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Salomão Ximenes discute as práticas avaliativas durante o período de oferta de ensino remoto na educação básica. A jornalista também é autora da matéria  “Recursos insuficientes para merenda”, no mesmo site.

 

O Canal Futura publicou entrevista com Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, sobre os aprendizados durante a pandemia do novo coronavírus.

 

O jornal cearense O Povo publicou matéria de Leonardo Maia informando que não há previsão de data para o retorno das aulas presenciais no estado. O jornal também publicou reportagem de Carlos Mazza sobre a suspensão de 13 estudantes da UFC (Universidade Federal do Ceará), que utilizaram as cotas raciais de maneira irregular para ingressar na instituição.

 

No jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), Daniela Jacinto publicou a matéria “Crianças realizam sarau poético virtual”.

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