Em meio à pandemia do novo coronavírus, em que as notícias e informações confiáveis ganharam uma importância central, jornalistas têm desenvolvido projetos de comunicação para disseminar orientações à população. A série “Jornalistas contra o coronavírus”, produzida pela Jeduca, apresenta cinco iniciativas diferentes, desenvolvidas por iniciativa individual, empresas ou coletivos de comunicação.
Nos vídeos, os participantes dão dicas e sugestões para a cobertura de educação no contexto da disseminação da Covid-19, a partir de suas perspectivas e experiências.
O vídeo de abertura apresenta a iniciativa de quatro organizações independentes – Data_Labe, AzMina, Gênero e Número e É Nóis – para produzir reportagens a partir da perspectiva da diversidade, das desigualdades e das periferias.
O segundo vídeo da série aborda o boletim diário “Covid-19”, da FSB Inteligência e Loures Comunicação, disseminado via WhatsApp e disponível nos sites das empresas
No terceiro vídeo, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias fala sobre os projetos implementados no contexto da pandemia, entre eles, um podcast diário, disponível nos agregadores de podcast e distribuído via WhatsApp.
O quarto vídeo é sobre a ação da Padrinho Conteúdo, do Rio Grande do Sul, que produz podcasts informativos sobre a pandemia e os distribui gratuitamente para rádios do interior.
O vídeo de encerramento da série apresenta o projeto individual do jornalista freelancer Marcos Furtado, do Rio de Janeiro: um manual de orientação sobre a Covid-19 para a comunidade onde vive.