A série de reportagens “Escolas Resilientes”, produzida pela dupla de jornalistas Ana Luísa D'Maschio e Ruam Oliveira e publicada pelo Porvir, foi anunciada nesta quinta-feira (18/9) como uma das vencedoras do The 2025 CCNow Journalism Awards, organizado pelo Covering Climate Now, na categoria Soluções. A pauta da série foi uma das selecionadas pelo 6º Edital de Jornalismo de Educação, em 2024, projeto da Jeduca em parceria com a Fundação Itaú.
As seis reportagens do especial “Escolas resilientes” mostram como escolas brasileiras estão se preparando para enfrentar a crise climática por meio de ações em infraestrutura, currículo e suporte socioemocional. As reportagens contam experiências de escolas localizadas no Ceará, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Confira a série completa no site do Porvir.
Com 16 categorias, o prêmio recebeu mais de 1.200 inscrições de 50 países e contou com um júri composto por 118 jornalistas de 32 localidades.
Segundo a Covering Climate Now, iniciativa fundada, em 2019, pela Columbia Journalism Review e pela revista The Nation em associação com o The Guardian e a WNYC, a resiliência escolar, tema da série, é um assunto crítico e ainda pouco explorado pela imprensa brasileira.
O anúncio também ressaltou a avaliação dos jurados, que elogiaram a capacidade das reportagens de “chegar ao cerne da importância dessa questão” e as soluções práticas apresentadas como recomendações.
“Os repórteres Ana Luísa D'Maschio e Ruam Oliveira mostram que, para apoiar jovens estudantes para os quais as mudanças climáticas provavelmente serão a norma, as escolas precisam atualizar sua infraestrutura, elaborar currículos que incorporem as mudanças climáticas e desenvolver a capacidade de apoiar os alunos, emocionalmente e de outras formas, quando desastres climáticos acontecem.” - Covering Climate Now
Ver essa foto no Instagram
No ar desde 2019, o Edital já apoiou a produção de 52 pautas (sendo 8 em andamento no momento) sobre educação pública no Brasil de jornalistas e veículos de todas as regiões. Ao longo das edições, outras três pautas resultaram em séries ou reportagens reconhecidas em premiações.
Duas pautas foram selecionadas no 3º Edital. A série de reportagens “Militarização de escolas na Bahia”, produzida por Paulo Oliveira e Linda Gomes para o Meus Sertões, venceu a Categoria Educação Básica da 23º Edição do Prêmio Andifes de Jornalismo.
Já a série “Educação árida: mudanças climáticas dificultam o acesso à escola”, trabalho produzido por Anelize Moreira e Camila Salmazio para o portal Lunetas, foi finalista do 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
A série de reportagens de Vanessa Vieira para o Correio do Lavrado, fruto da pauta selecionada no 1º Edital, venceu a segunda edição do Prêmio Sul Americano de Jornalismo sobre Migração da OIM (Organização Internacional para as Migrações).