Quem acompanhou o 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca assistiu, antes do início de cada dia de sessão, um vídeo documental com entrevistas de estudantes e educadores de diversas regiões do país sobre o impacto do ensino remoto em suas vidas. O projeto foi coordenado pela Fernanda Balsalobre e contou com colaboração de jornalistas de dfierentes estados
.
Os cinco vídeos fazem parte de uma série especial produzida pela Jeduca justamente com o objetivo de retratar as diferentes realidades na pandemia e os desafios na educação em todo o Brasil.
O primeiro vídeo, realizado por Ítalo Cosme, mostra como uma família de Itaitinga (CE) tem tentado se adaptar para garantir a educação de três crianças em casa – com um único celular e sem a cesta básica prometida pela prefeitura:
Já o segundo episódio, realizado por Vanessa Vieira, apresenta uma escola municipal de Boa Vista (RR) que fez uso das mídias digitais e de técnicas jornalísticas para se comunicar com alunos e famílias durante a pandemia:
No terceiro, uma professora do 5.º ano de uma escola municipal em São Paulo (SP) dá detalhes de como tem feito para ministrar as aulas e manter contato com os alunos durantes os meses de colégios fechado. O vídeo foi feito por Fenanda Balsalobre:
O quarto vídeo, de Fernanda Balsalobre, mostra a rotina uma estudante de 16 anos, moradora de Rinópolis, município da zona rural paulista, com as dificuldades para estudar em casa:
Por sim, o quinto vídeo, realizado por Fernanda Balsalobre, revela o cotidiano de um aluno de engenharia eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Depois de duas semanas de aulas presenciais em Florianópolis, o estado decretou quarentena, fazendo com que o estudante voltasse para a casa dos pais.
O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.