Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Reprodução
Outros

Série de vídeos retrata as realidades da pandemia no Brasil

Educadores e estudantes de diversas partes do país contam como a pandemia afeta sua relação com a escola, o ensino e aprendizagem

02/11/2020
Mariana Mandelli, Especial para a Jeduca

Quem acompanhou o 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca assistiu, antes do início de cada dia de sessão, um vídeo documental com entrevistas de estudantes e educadores de diversas regiões do país sobre o impacto do ensino remoto em suas vidas. O projeto foi coordenado pela Fernanda Balsalobre e contou com colaboração de jornalistas de dfierentes estados

.

Os cinco vídeos fazem parte de uma série especial produzida pela Jeduca justamente com o objetivo de retratar as diferentes realidades na pandemia e os desafios na educação em todo o Brasil.

 

O primeiro vídeo, realizado por Ítalo Cosme, mostra como uma família de Itaitinga (CE) tem tentado se adaptar para garantir a educação de três crianças em casa – com um único celular e sem a cesta básica prometida pela prefeitura:

 

 

Já o segundo episódio, realizado por Vanessa Vieira, apresenta uma escola municipal de Boa Vista (RR) que fez uso das mídias digitais e de técnicas jornalísticas para se comunicar com alunos e famílias durante a pandemia:

 

 

No terceiro, uma professora do 5.º ano de uma escola municipal em São Paulo (SP) dá detalhes de como tem feito para ministrar as aulas e manter contato com os alunos durantes os meses de colégios fechado. O vídeo foi feito por Fenanda Balsalobre:

 

 

O quarto vídeo, de Fernanda Balsalobre, mostra a rotina uma estudante de 16 anos, moradora de Rinópolis, município da zona rural paulista, com as dificuldades para estudar em casa:

 

 

Por sim, o quinto vídeo, realizado por Fernanda Balsalobre, revela o cotidiano de um aluno de engenharia eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Depois de duas semanas de aulas presenciais em Florianópolis, o estado decretou quarentena, fazendo com que o estudante voltasse para a casa dos pais.

 

 

O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.

#jeduca2020 #vanessavieira #4.ºcongressointernacionaldejornalismodeeducação #fernandabalsalobre #italocosme

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO