A educação em tempos de incerteza
A instabilidade política traz incertezas para todas as áreas. A educação não é exceção, mas deveria estar mais blindada por políticas de Estado. O Plano Nacional de Educação é suficiente para exercer esse papel? A constante troca de ministros nos últimos quatro anos afetou políticas públicas da área? Qual o papel da imprensa e da sociedade civil nesse cenário?
Sobre os Palestrantes
Priscila Cruz - Todos Pela Educação
É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas) e em Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Ajudou a fundar o Instituto Faça Parte em 2002, onde atuou como coordenadora até 2005. Foi uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação.
Daniel Cara - Campanha Nacional pelo Direito à Educação
É coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, bacharel em ciências sociais e mestre em ciência política. Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). É blogueiro do UOL e venceu o Prêmio Darcy Ribeiro 2015.
Alessio Costa Lima - Undime
É presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e dirigente municipal de Educação de Alto Santo/CE.
Idilvan Alencar - Consed
É secretário de Educação do Ceará e presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Foi presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). É graduado em Engenharia Civil e mestrando em Gestão e Avaliação de Educação Pública na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Das 14 horas às 15h30
Educação 2030: indicadores, dados e relatórios internacionais
Comparar países e seus diferentes contextos é uma tarefa que exige cuidado dos jornalistas. Onde achar dados internacionais comparáveis? Como monitorar o desenvolvimento de nações, especialmente no caso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU?
Sobre os Palestrantes
Nihan Koseleci Blanchy - Unesco
Faz parte da equipe do Relatório Global de Monitoramento da Educação
Alejandro Vera - Unesco
Integra a equipe do UIS (Instituto de Estatística da Unesco)
Das 15h45 às 17h45
Como conciliar acesso e qualidade na educação infantil
Evidências científicas têm reafirmado a importância da educação infantil no desenvolvimento da primeira infância. No Brasil, ainda hoje quase 75% das crianças de até 4 anos estão fora de creches e pré-escolas. Como aliar a ampliação da oferta com uma educação de qualidade? Como avaliar essa etapa? O que podemos aprender com a experiência de outros países?
Sobre os Palestrantes
Sharon Lynn Kagan - Universidade de Columbia (EUA)
É diretora associada de Políticas no Teachers College da Universidade de Columbia, professora adjunta no Centro de Estudos Infantis da Universidade de Yale e professora na Virgínia e Leonard Marx Foundation. Autora de 225 artigos e 13 livros, trabalha com o Unicef para estabelecer padrões de aprendizado em vários países, incluindo o Brasil
Cisele Ortiz - Abebê
É psicóloga, especialista em educação infantil, professora do Instituto Singularidades, presidente da Abebê (Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê). É co-autora do livro “Ser Professor de Bebês: Cuidar, Educar e Brincar, Uma Única Ação” e coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá
Sandra Zakia - USP
É professora da USP, com doutorado em Educação no tema Avaliação de Aprendizado. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional
Das 17h30 às 19 horas
Base Nacional: desafio de abordagem e próximos passos
A Base Nacional Comum Curricular define os conteúdos essenciais que a escola não pode deixar de ensinar. Representa uma cobertura jornalística desafiadora, por se tratar de tema técnico e que envolve processos complexos. Como a Base chega ao Conselho Nacional de Educação e quais são os próximos passos? E o que esperar da Base do ensino médio, que ganhou importância com a reforma dessa etapa?
Sobre os Palestrantes
César Callegari - CNE
É sociólogo e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), onde preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo e secretário de Educação Básica do MEC
Cleuza Repulho - Pedadoga e consultora
É pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Didática. Já exerceu cargos como diretora de Políticas Educacionais do MEC e presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). É consultora do Instituto Natura, da Fundação Lemann e do Laboratório de Inovação Educacional
Paulo Carrano - ANPEd
É professor associado da UFF (Universidade Federal Fluminense), onde atua na pós-graduação da Faculdade de Educação. Coordena o Observatório Jovem do Rio de Janeiro da UFF e o Portal EmDiálogo - Ensino Médio Em Diálogo. Integra a diretoria da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)