A Talis (Teaching and Learning International Survey), divulgada nesta terça-feira (7/10) é uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) sobre professores e diretores de instituições de ensino. Foi realizada em 2008, 2013, 2018 e 2024.
Seus resultados, assim como os de outros estudos realizados pela OCDE, trazem aspectos muitas vezes não explorados em pesquisas e levantamentos nacionais e possibilitam comparações internacionais, contextualizando o Brasil frente a outros países.
A Talis 2024 foi realizada em 54 países ou sistemas de ensino (alguns países têm mais de um sistema), com docentes de três níveis equivalentes ao ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio. Participaram da amostra cerca de 4 mil professores de 200 escolas de cada sistema de ensino. Os diretores das escolas participantes foram ouvidos também.
Nem todos os países participaram dos três níveis avaliados. O Brasil, por exemplo, só participou com dados sobre professores e diretores do ensino fundamental 1 e do ensino fundamental 2. Porém a maior parte das análises e comparações envolvendo o Brasil dizem respeito ao fundamental 2.
A Talis 2024 é composta por um relatório geral e pelas chamadas country notes, ou notas dos países, que compilam os principais dados. A country note do Brasil pode ser baixada aqui.
O relatório possui as seguintes seções:
A seguir, alguns dos principais achados da Talis 2024 relacionados ao Brasil
Status da profissão docente
Resultados sinalizam que os professores se sentem pouco valorizados pela sociedade e pouco considerados nas políticas públicas.
Contrato de trabalho
Em consonância com dados recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a Talis revela um cenário de diminuição da quantidade de professores com contrato de trabalho permanente entre 2018 e 2024 e que a grande maioria dos professores trabalham em tempo parcial.
Salário
Pouco mais de um quinto dos professores está satisfeita com a sua remuneração.
Uso do tempo
Professores brasileiros com contrato de tempo integral trabalham mais do que seus colegas da OCDE e gastam mais tempo preparando aulas e corrigindo provas e tarefas.
Professores que trabalham tempo integral:
Bem-estar e saúde
O trabalho docente afeta mais intensamente a saúde mental e física dos professores brasileiros em relação aos colegas da faixa da OCDE.
Manejo da sala de aula
Os professores brasileiros utilizam mais tempo de aula para manter a sala de aula em ordem do que a média da OCDE.
Na mídia:
O Estado de S.Paulo
Brasil é um dos países onde professores mais usam IA para preparar aula; veja ranking
Folha de S.Paulo
Só 14% dos professores do Brasil dizem se sentir valorizados pela sociedade
Agência Brasil
Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina
Professores no Brasil usam mais IA que média dos países da OCDE