Onde é possível consultar indicadores educacionais internacionais e como a ONU (Organizações das Nações Unidas) sistematiza os dados dos países? Quais os resultados preliminares do monitoramento das metas relacionadas à educação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, a chamada Agenda 2030?
Esses são alguns dos temas abordados agora na mesa “Educação 2030: indicadores, dados e relatórios internacionais”, no 1º Congresso de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca.
A mesa tem dois representantes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), ambos economistas: o argentino Alejandro Vera trabalha no Instituto de Estatística da Unesco (UIS, na sigla em inglês), baseado em Montreal, e a turca Nihan Koseleci Blanchy, parte da equipe do GEM (Global Education Monitoring Report), em Paris. O jornalista Paulo de Camargo faz a mediação da atividade.
Alejandro Vera vai explicar como o sistema da ONU produz e organiza dados educacionais e como suas bases se relacionam com as de outros sistemas internacionais, entre eles o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, na sigla em inglês), do qual o Brasil faz parte. Ele mostrará sites para consultar indicadores internacionais de educação, incluindo os usados para monitorar os ODS.
Nihan vai falar mais especificamente sobre o GEM, relatório anual da Unesco que terá a versão para a América Latina divulgada em 24 de outubro, em Brasília. Concebido como instrumento para o monitoramento das metas associadas à educação dos ODS, o GEM aborda temas como desigualdade, gênero, alfabetização e cuidados com a primeira infância.
A economista turca explicará como é feita a coleta de dados e a pesquisa para a elaboração do relatório. E adiantar alguns resultados do GEM em áreas-chave: equidade, qualidade e financiamento.