Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Congressos

Unesco apresenta agora dados internacionais de educação

Especialistas da Unesco falarão sobre onde encontrar dados, como eles são sistematizados pela ONU e adiantar conclusões de relatório global sobre temas da educação dos Objetivos de Desenvolvimento

28/06/2017
Redação Jeduca

Onde é possível consultar indicadores educacionais internacionais e como a ONU (Organizações das Nações Unidas) sistematiza os dados dos países? Quais os resultados preliminares do monitoramento das metas relacionadas à educação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, a chamada Agenda 2030?

 

Esses são alguns dos temas abordados agora na mesa “Educação 2030: indicadores, dados e relatórios internacionais”, no 1º Congresso de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca.

 

A mesa tem dois representantes da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), ambos economistas: o argentino Alejandro Vera trabalha no Instituto de Estatística da Unesco (UIS, na sigla em inglês), baseado em Montreal, e a turca Nihan Koseleci Blanchy, parte da equipe do GEM (Global Education Monitoring Report), em Paris. O jornalista Paulo de Camargo faz a mediação da atividade.

 

Alejandro Vera vai explicar como o sistema da ONU produz e organiza dados educacionais e como suas bases se relacionam com as de outros sistemas internacionais, entre eles o da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, na sigla em inglês), do qual o Brasil faz parte. Ele mostrará sites para consultar indicadores internacionais de educação, incluindo os usados para monitorar os ODS.

  

Nihan vai falar mais especificamente sobre o GEM, relatório anual da Unesco que terá a versão para a América Latina divulgada em 24 de outubro, em Brasília. Concebido como instrumento para o monitoramento das metas associadas à educação dos ODS, o GEM aborda temas como desigualdade, gênero, alfabetização e cuidados com a primeira infância.  

 

A economista turca explicará como é feita a coleta de dados e a pesquisa para a elaboração do relatório. E adiantar alguns resultados do GEM em áreas-chave: equidade, qualidade e financiamento.

 

#1ºCongressodeJornalismodeEducacao #Congresso

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO