Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Institucional

Unesco e parceiros promovem ações pela liberdade de imprensa

A Jeduca é um dos parceiros da iniciativa que celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em 3/5, e tem como tema "Jornalismo imparcial e sem medo"

30/04/2020
Redação Jeduca

Uma série de ações desenvolvidas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, em parceria com a Jeduca e diversas entidades que defendem a liberdade de imprensa e de expressão, será lançada no próximo domingo, 3 de maio, data comemorativa do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

As ações convidam os governos, a mídia e a sociedade civil a se juntarem em um movimento global online que chama atenção para a importância da atuação de uma imprensa livre e independente, em especial em um momento como o atual, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus e pela avalanche de desinformação.

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1993. É um lembrete aos governos sobre a necessidade de garantir que o compromisso com a liberdade de imprensa seja assegurado. É também uma data de reflexão entre os profissionais da área e uma oportunidade para lembrar daqueles que perderam a vida no exercício da profissão.

Neste ano, em meio à pandemia da COVID-19 e do que a OMS chamou de "infodemia", o tema escolhido foi "Jornalismo Imparcial e Sem Medo”. A campanha destaca também que uma imprensa livre e independente é essencial em todos os momentos, e em particular durante uma crise de saúde pública como a que estamos enfrentando, em que o papel de comunicadores e jornalistas profissionais é vital, a partir de suas qualificações e compromisso para apurar informações com responsabilidade e fornecer orientações com base em fatos e dados.

Além da UNESCO e da Jeduca, a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e o Instituto Palavra Aberta estarão unidos em uma mobilização envolvendo todas as entidades, jornais, revistas e emissoras de rádio e de TV na divulgação de um manifesto em prol da liberdade de imprensa e do fortalecimento do jornalismo forte e independente.

Foram desenvolvidas diversas peças publicitárias e alusivas à data, que estarão disponíveis para divulgação gratuita nas redes sociais. Um spot de 30 segundos, desenvolvido pela Abert, poderá ser veiculado gratuitamente pelas emissoras de rádio, além da divulgação de hashtags comemorativas como #DiaMundialDaLiberdadeDeImprensa, #ImprensaLivre, #JornalismoSemMedo, #JornalismoIndependente e #JornalismoForteDemocraciaViva.


Webinar discutirá a importância do jornalismo

Entre as ações previstas para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa está a realização no dia 4, às 17h, de webinar com o tema “A importância do jornalismo em tempos de pandemia e desinformação”, que será transmitido simultaneamente nas páginas do Facebook e nos canais de YouTube de todas as entidades participantes.

O debate contará com a participação de Marlova Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, de Atila Iamarino, biólogo, divulgador científico e explicador do mundo por opção, de Antônio Gois, jornalista, colunista de educação do jornal O Globo, presidente da Jeduca e conselheiro do EducaMídia, e de Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.

#diamundialdaliberdadedeimprensa 

#imprensalivre

#jornalismosemmedo

#jornalismoindependente

#jornalismofortedemocraciaviva


##diamundialdaliberdadedeimprensa #imprensalivre #jornalismosemmedo #jornalismoindependente #jornalismofortedemocraciaviva

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO