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Rovena Rosa/Agência Brasill
#conteprajeduca

Volta às aulas e financiamento são destaques da cobertura

Quer ver a sua reportagem aqui? Viu alguma matéria interessante? Então, publique o material nas redes sociais usando a #conteprajeduca

15/03/2021
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

A pandemia continuou dando o tom da cobertura de educação em fevereiro e na primeira quinzena de março. Mas outros temas relevantes para a área também foram notícia, como os investimentos em educação, desigualdades. Confira a seguir a seleção das matérias marcadas com a #conteprajeduca.

 

Volta às aulas

Em matéria para o site Papo de Mãe, Raphael Preto aborda os impactos da retomada presencial sobre as famílias e as redes de ensino.

 

Na Folha de S.Paulo, Angela Pinho e Isabela Palhares noticiaram que, em fevereiro, a adesão às aulas presenciais foi menor na rede pública do que na particular.

 

O podcast Folha na Sala, conduzido por Ricardo Ampudia, relatou a história da professora Iolanda Migueis da Silva, de Careiro da Várzea (AM), que superou a Covid-19 duas vezes e está fazendo busca ativa de estudantes.

 

A repórter Renata Cafardo, do jornal O Estado de São Paulo, publicou uma reportagem que mostra que países bem posicionados no Pisa fecharam escolas por menos tempo. Ela também publicou um artigo em que analisa os motivos associados à defesa da abertura das escolas para aulas presenciais e outro sobre o direito à escola no contexto da pandemia.

 

Em Fortaleza (CE), os pais lamentaram a suspensão das aulas presenciais, segundo reportagem de Ítalo Cosme no jornal O Povo. Ele também publicou uma reportagem sobre como funcionam as atividades presenciais em escolas e faculdades.

 

O abandono escolar no contexto da pandemia é o tema de entrevista feita por Thatiany Nascimento para o Diário do Nordeste, do Ceará.

 

E em Porto Velho (RO), o ano letivo da rede municipal começou de forma remota, informou Etiene Gonçalves em seu blog,

 

Investimento

Paulo Saldaña noticiou, na Folha de S.Paulo, que, durante o governo Bolsonaro, o gasto do MEC com investimentos em educação é o menor desde 2010. Saldaña também é o autor da reportagem “Desde 1934, só em ditaduras Brasil não teve gasto mínimo com educação”, sobre a proposta de retirada da vinculação obrigatória para a área.

 

Constança Rezende e Paulo Saldaña publicaram reportagem na Folha informando que o MEC pode perder R$ 1,1 bilhão por causa de obras abandonadas.

 

O G1 publicou uma matéria, assinada por Elida Oliveira, sobre a redução de recursos do Ministério da Educação este ano, porque a pasta não utilizou todo o montante disponível em 2020.

 

No Valor Econômico, Hugo Passarelli mostrou que a maioria dos estados e municípios cortaram gastos com educação em 2020.

 

Enem e vestibular

Os jornalistas Daniel Mariani, Diana Yukari, Fábio Takahashi e Paulo Saldaña publicaram a reportagem “Inglês no Enem é obstáculo entre aluno de escola pública e a faculdade” na Folha.

 

No site Papo de Mãe, Raphael Preto publicou matéria sobre o que muda para os estudantes com os vestibulares online

 

Com aumento dos casos de covid-19, a Universidade Federal de Roraima adiou o vestibular para maio, noticiou Vanessa Vieira no Correio do Lavrado, de Roraima.

 

Outros temas

Em reportagem no Estadão, Renata Cafardo noticiou que 95% dos alunos da rede pública terminam ensino médio sem conhecimento adequado em matemática.

 

No G1, Élida Soares publicou uma matéria sobre um pedido, protocolado na Câmara, para suspender trecho de edital de livros didáticos que alterou referências à violência contra a mulher e questões de gênero.

 

Paulo Saldaña noticiou a intenção do MEC de nomear a professora Sandra Ramos ligada ao Escola sem Partido para a coordenação de material didático. A nomeação foi confirmada.

 

No mesmo jornal, Dante Ferrasoli publicou uma matéria sobre educação maker.

 

A trajetória de Janine Rodrigues, escritora que levou educação antirracista para 57 mil crianças é o tema de reportagem de Heloísa Fantini e Stefanni Mota no blog Mulherias, do UOL.

 

A repórter Cátia Guimarães publicou matéria sobre os desafios da implementação do novo ensino médio no contexto da pandemia no site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, ligada à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

 

“Menos de 1% das vítimas de assassinato tinha ensino superior; 75% não concluíram o ensino médio” é o título de reportagem publicada por Lucas Barbosa no jornal cearense O Povo.

 

No mesmo jornal, Ítalo Cosme publicou reportagem sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação está pronto e pretende integrar redes de ensino

 

O Educa PodCast, coordenado por Ricardo Berlitz, abordou a educação para refugiados e o debate sobre ciência e fé na educação.

 

 

 

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