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Webinário com Unesco aborda igualdade de gênero na educação

Evento na terça-feira (19/6) marca lançamento de versão em português do relatório 'Tendências globais da igualdade de gênero na educação'

15/06/2018
Redação Jeduca

A Jeduca e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realizam na terça-feira (19/6), às 11 horas, o webinário “Tendências globais da igualdade de gênero na educação”. Na ocasião será lançada a versão em português do Relatório Conciso de Gênero, publicado pela equipe do GEM (Relatório de Monitoramento Global da Educação, na sigla em inglês) da Unesco.

 

O evento vai ser transmitido em inglês pelo canal da UNESCO no Brasil no YouTube e terá a participação do diretor da equipe do GEM, o grego Manos Antoninis, e da coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, com mediação do editor do site da Jeduca, Sergio Pompeu.

 

Os palestrantes apresentarão os principais achados do relatório, como por exemplo o fato de apenas 44% dos países terem se comprometido totalmente com os tratados internacionais relacionados à causa da paridade de gênero na educação. Além disso, o relatório afirma que 34% dos países não atingiram a paridade nos primeiros quatro anos do ensino fundamental, 55% não atingiram as metas nos últimos anos do ensino fundamental, e 75% não atingiram a paridade no ensino médio.

 

O documento aborda questões de gênero investigando o papel da educação para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), agenda firmada por líderes mundiais em 2015 com metas sociais, econômicas e ambientais definidas para 2030. Mostra que a desigualdade de gênero, além de se manifestar de forma diferente entre as disciplinas (por exemplo, a disparidade em detrimento das meninas nas Exatas), extrapola os muros da escola. Influencia questões sociais como o acesso à saúde e ao saneamento e o acesso a posições de liderança.

 

Além de avaliar as causas do lento progresso em direção à igualdade de gênero na educação, o estudo menciona os compromissos legais dos países em relação ao direito à educação para meninas e mulheres por meio de tratados internacionais, como a Convenção da Eliminação de todas as Formas de Discriminação Contra Mulheres, a Convenção contra a Discriminação na Educação e o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

 

O Relatório Conciso de Gênero 2018 faz parte de uma série que começou em 2011 e revisa a questão de gênero a partir dos dados produzidos pelo GEM anualmente. Seguindo o tema do último GEM (leia texto produzido pela Jeduca), que aborda a responsabilização para o sucesso da Agenda Educação 2030, o documento chama a atenção para o fato de que todos – de governos a professores, de comunidades a famílias – têm um papel a desempenhar na eliminação das desigualdades de gênero na educação.

 

O estudo aponta para medidas que devem ser implementadas pelos países para mudar essa realidade, enfatizando que os governos precisam adotar leis e políticas que removam obstáculos que estão privando meninas de frequentarem a escola e de desfrutarem de tratamento igual nas salas de aula.

 

Saiba mais sobre os palestrantes:

 

Manos Antoninis é o diretor da equipe independente do GEM, publicado pela Unesco anualmente. Já trabalhou como especialista em monitoramento e avaliação no setor de educação em projetos em Bangladesh, na China, Nigéria e Indonésia. É bacharel em Economia Internacional pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas e mestre em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford.

 

Rebeca Otero é coordenadora de Educação da Unesco no Brasil. Foi responsável por projetos de educação profissional, educação em saúde e educação preventiva em HIV/AIDS e ajudou a implementar iniciativas educacionais em países de língua portuguesa na África. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, tem especialização em Saúde Pública pela Universidade de Campinas.

 



 

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